Padre João Paulo recebe Título de Cidadão do país Caruaru
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite da sexta-feira (30), uma Sessão Solene para entrega do Título de Cidadania Caruaruense ao padre João Paulo Araújo Gomes. A honraria foi concedida por meio de proposição apresentada pelo vereador Anderson Correia (PP), que também secretariou a cerimônia. O vereador Lula Torres (PSDB) participou da solenidade, marcada pela presença de familiares, amigos e fiéis do sacerdote.
Em entrevista ao Poder Legislativo, o Pe. João comemorou a entrega do título reafirmando seu compromisso com a causa a qual milita. “É uma alegria muito grande receber o título de cidadão caruaruense, mas não é um título pessoal, é um título representativo. Eu trago junto comigo tantas esperanças, tantos olhares sobre essa cidade, que se tornou uma cidade onde eu vivo, onde eu trabalho, onde eu desenvolvo tantas atividades. Comigo eu trago esse trabalho bonito, com os animais abandonados, e muita esperança de que, a partir dessas experiências do título, com reconhecimento, nós possamos criar uma política pública cada vez mais aberta aos animais, cada vez mais aberta à vida”, disse.
Natural do Recife, padre João Paulo nasceu em 9 de julho de 1970 e ordenado sacerdote aos 25 anos, em dezembro de 1995. Desde então, desempenha relevante papel como líder religioso e comunitário. Atualmente, é Reitor da tradicional Capela do Hospital São Sebastião, em Caruaru, onde exerce seu ministério com dedicação e proximidade com a população.
Além da atuação pastoral, o padre é nacionalmente conhecido pela defesa da causa animal. Através de campanhas de conscientização e adoção de pets, tornou-se referência em iniciativas voltadas ao cuidado com os animais. Essa trajetória foi retratada na segunda temporada da série documental “Apenas Cães”, da Netflix, onde ele foi o único brasileiro a protagonizar um dos episódios.
O propositor da homenagem, vereador Anderson Correia, também comentou sobre o trabalho desenvolvido pelo padre. “Um trabalho bastante bonito em relação ao direito animal. Ele acolhe, trata animais que vivem em situação de rua e vem sendo reconhecido não só aqui em Caruaru, mas em toda a região. O Padre João Paulo faz esse trabalho, que é o que manda a Bíblia, é a gente cuidar das pessoas e também cuidar dos animais. Eu fico muito feliz de fazer essa homenagem aqui para o Padre João Paulo”, comentou.
Durante a solenidade, foi destacado o trabalho social promovido por João Paulo, com enfoque em ações que unem fé, solidariedade e proteção animal.