O dia da mulher ganhou destaque na tribuna da Câmara Municipal como símbolo de resistência

por Fernanda Lira — publicado 07/03/2024 21h30, última modificação 07/03/2024 21h26
Colaboradores: Risoni Santos

Foto: Vladimir Barreto

O Poder Legislativo de Caruaru se reuniu, nesta quinta-feira (07), para mais uma Sessão Ordinária. No encontro, demandas de infraestrutura, saneamento básico, entre outras questões, foram debatidas pelos parlamentares. O Dia Internacional da Mulher, comemorado na sexta-feira (7), também entrou na pauta do debate.

Na reunião, dentre as matérias legislativas que foram votadas pelo parlamento estava o PL nº 9.725/2023, de autoria de Fagner Fernandes, que propõe alteração da Lei Municipal nº 2.812, de 22 de julho de 1983, que trata de medidas sobre proteção animal, além de outras providências.

Feminicídio

A vereadora Perpétua Dantas, ao relembrar que nesta sexta-feira (8) comemora-se o Dia Internacional da Mulher, falou sobre feminicídio. “Nós vivemos em um mundo que foi construído e constituído para os homens”, expressou a parlamentar ao destacar que o machismo e a misoginia matam. O ano de 2023 foi o mais violento da última década para as mulheres brasileiras, com crescimento dos casos de feminicídio, afirmou a parlamentar, ao defender que “as políticas públicas construídas nas Casas Legislativas têm que ter força, têm que sair do papel”.

A vereadora aproveitou para convidar os caruaruenses a participar do ato político organizado pela Frente Feminista do Agreste, que acontecerá no próximo sábado (9), em frente ao Grande Hotel, no Centro de Caruaru.

Infraestrutura

Filipe José (PTB) voltou a falar sobre a necessidade de manutenção na estrada que dá acesso ao bairro Nina Liberato e à zona rural da cidade. O parlamentar relatou ter perdido um pneu devido a um buraco e frisou que continuará usando a tribuna para debater o assunto, até que as Secretarias de Desenvolvimento Rural e de Obras resolvam o problema.

Carlinhos da Ceaca (MDB) exibiu imagens de um cano quebrado, no bairro Petrópolis. Segundo o vereador, o calçamento da rua havia sido construído há poucos meses e ficou completamente destruído após a situação. O edil explicou que a passagem agora está inacessível e espera da Compesa as medidas cabíveis na resolução do problema.

O vereador Fagner Fernandes (PDT) afirmou que vem recebendo reclamações de comerciantes que trabalham no açougue de Caruaru, acerca de problemas elétricos. O parlamentar registrou um apelo à prefeitura para que, em união com a CELPE - Companhia Energética de Pernambuco, impeça que essas questões prejudiquem os marchantes que dependem do bom funcionamento das instalações elétricas, para não perder seus produtos perecíveis.

Acompanhe ao vivo pela TV Câmara, canal 22.2, e também no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Para conferir o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL, basta acessar: https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.