O aumento da violência contra a mulher na pandemia gerou discussão na Sessão Plenária Virtual da sexta-feira (04)

por Risoni Santos — publicado 07/06/2021 08h36, última modificação 07/06/2021 08h36
Colaboradores: Dyego Mendes
As vereadoras e vereadores cobraram medidas mais eficazes de combate a violência, e mais atenção e acolhimento às vítimas.

Foto: Vladimir Barreto

Perpétua Dantas (PSDB), trouxe à plenária virtual da sexta-feira (04), dados sobre o aumento da violência contra a mulher durante o período de isolamento social. Foram também discutidas pautas com relação à inclusão dos profissionais da comunicação no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 e da infraestrutura da Cidade. Além disso foram votadas 48 proposituras da ordem do dia.

Dantas, destacou os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que apontam para um aumento dos casos da violência feminina. De acordo com o estudo, houve um aumento de 22% em casos de feminicídio em 12 estados brasileiros entre março e abril de 2020 se comparado com o ano anterior. A fala da vereadora foi endossada por outros colegas que observaram a necessidade de uma apuração mais cautelosa dos casos, visto que por causa do isolamento social as vítimas passam a conviver mais com os agressores, o que muitas vezes dificulta a denúncia.

O vereador Mano do Som (DEM), pediu a atenção do Secretário Municipal de Urbanismo e Obras para o seu Requerimento nº 1958/2021 que prevê a manutenção do calçamento da rua Maria Merandolina, no bairro Cedro, importante via da cidade que mantém um fluxo de automóveis intenso. O discurso do edil recebeu o apoio de outros colegas que chamaram a atenção para o período de chuvas, fazendo a situação se agravar.

Leonardo Chaves (PSDB), denunciou o descaso da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). De acordo com o edil, a Compesa abre os buracos para fazer reparos na rede de esgotos e não fecha. “Os saneamentos feitos pela companhia são de péssima qualidade que normalmente todo inverno estoura, isso é um fato”, afirmou.

Acompanhe as atividades da Casa Jornalista José Carlos Florêncio e confira o andamento de todas as matérias que tramitam no Legislativo de Caruaru através da TV Câmara, canal 22.2, e pela página do Poder Legislativo de Caruaru.