Noite histórica na Casa Legislativa agracia sete grandes nomes da cultura caruaruense

por Dayane Jeniffer Silva Carvalho publicado 23/09/2023 09h35, última modificação 23/09/2023 09h35
Colaboradores: Revisão: Louzianne Neves
Azulão, Azulinho, João do Pife e Anderson do Pife foram alguns dos homenageados na solenidade

Foto: Vladimir Barreto

Nesta sexta-feira (22) o Poder Legislativo de Caruaru realizou Sessão Solene e festiva que celebrou diferentes personalidades da música e educação da cidade. Foram entregues o Título de Cidadão para o mestre João do Pife e o professor Taciano Valério; e concedidas Medalhas de Honra ao Mérito a Azulinho, Anderson do Pife, Azulão, ao professor Adriano Ricardo Silva e ao fomentador cultural Wesklei Mardone Domingos da Silva. O momento seguiu proposituras apresentadas pelos edis Jorge Quintino, Leonardo Chaves, e pelo ex-vereador Antônio Silva.

Leonardo Chaves iniciou os discursos parabenizando todos os homenageados, em especial, o “Azul” – apelido carinhosamente concedido pelo Decano ao cantor Azulão. O parlamentar dissertou sobre a ilustre contribuição do grande mestre à cultura forrozeira da cidade. “O nosso município respira cultura”, afirma.

Quintino utilizou seu momento na tribuna para descrever os grandes feitos dos ilustres presentes. O vereador congratulou os esforços do professor Adriano Ricardo, na construção de um currículo escolar que atendesse as demandas e valorizasse a cultura do município; do cineasta e professor Taciano Valério, que desenvolve um filme sobre as belezas do São João de Caruaru; e do musicista Wesklei Domingos, pela sua intensa defesa da arte inclusiva e transformadora. Além deles, os gigantes João do Pife, Anderson do Pife, Azulão e Azulinho, foram ovacionados por Jorge Quintino e todos os demais presentes, pela imensa contribuição à cultura local. “Todos vocês serão eternizados no livro que estou escrevendo sobre a história da nossa rica cidade”, comentou o vereador.

A emoção da noite histórica na Casa do Povo foi ainda maior no momento dos discursos dos homenageados. João do Pife relembrou sua trajetória, ao comentar que era com a venda dos pifes na Feira de Caruaru que conseguiu cuidar dos 8 filhos junto a sua esposa Luiza Regina (in memorian) e levar o trabalho para outros países. Azulinho usou seu momento para declarar que sua maior missão é divulgar a arte do pai. A importância da valorização e incentivo à arte também foi mencionada. “Temos que tratar a cultura como item básico e elementar da nossa sociedade”, comentou Taciano Valério.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.