No Dia Mundial do Livro e do Autor, leitura é celebrada em Sessão Ordinária do Poder Legislativo

por Dayane Carvalho — publicado 23/04/2024 20h43, última modificação 23/04/2024 20h43
Colaboradores: Risoni Santos

Foto: Vladimir Barreto

Nesta terça-feira (23) é comemorado o Dia Mundial do Livro e o Dia Mundial do Autor. A convite da vereadora Perpétua, o Poder Legislativo de Caruaru recebeu a Dra. Lucimery Passos, representando o Clube do Livro 23 de abril, e a professora Tânia Bazante, organizadora do clube do livro Coletivamente, para discorrerem sobre a importância da data.

“Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”, declara Lucimery, parafraseando o escritor, Monteiro Lobato. Em sua fala, Passos informou que 52% dos brasileiros leem alguma obra e que as mulheres são o maior público leitor. Tânia destacou a necessidade da leitura e convidou a todos para participar do clube.

Na oportunidade, a vereadora Perpétua Dantas (Avante), entregou os votos de aplausos para Lucimery e Tânia, em nome dos clubes, por incentivar a prática literária na cidade.

O Presidente Bruno Lambreta (PSDB) também usou o momento para mencionar o Circuito Literário de Pernambuco (CLIPE), que acontecerá até sábado (27), no Espaço Cultural Tancredo Neves. Lambreta comemorou os vouchers entregues pelo Governo Estadual aos docentes e demais profissionais da rede estadual de ensino. Segundo o parlamentar, a ação fomenta o acesso à leitura e à venda de livros. “Isso mostra o novo rumo que Pernambuco segue na educação, conduzida pela Governadora Raquel Lyra”, afirmou.

Caso de Mery da Saúde

A vereadora Mery da Saúde (PSDB) informou que a Justiça Eleitoral de Pernambuco confirmou, por unanimidade, a legalidade da chapa do PSB, afastando a tese de fraude à cota de gênero, que poderia ocasionar a perda do mandato da parlamentar. Bruno Lambreta, Carlinhos da Ceaca (PODE), Perpétua Dantas, Nelson Diniz (PSDB), Galego de Lajes (PSDB), Aline Nascimento (PP) e Leonardo Chaves (PSDB) declararam solidariedade à vitória de Mery. “Sigo meu trabalho com a consciência tranquila, sabendo que faço o melhor pela população de Caruaru” declarou Mery.

Construção da nova sede do BIESP

Por unanimidade os parlamentares aprovaram em segunda votação o PLC n° 167/2024, do Poder Executivo, que trata da desafetação de logradouros públicos e autoriza sua doação, para a construção da nova sede do Batalhão Integrado Especializado (BIESP).

No local funcionava o Comércio Futebol Clube, situado no bairro Indianópolis. O espaço era conhecido por sediar grandes festas e bailes carnavalescos da cidade, mas se encontrava abandonado há anos. Segundo Perpétua, “é extremamente necessário a construção do equipamento na localidade, pois o espaço se tornou uma zona propícia à criminalidade”. Mano do Som (PDT) também destacou a carência de um novo equipamento de segurança na cidade, principalmente no entorno da instalação. “O bairro Indianopolis tem sido sinônimo de insegurança. Com a chegada do BIESP, a população terá mais tranquilidade”, comentou. Leonardo e Carlinhos relembraram os eventos que participaram no Clube. Contudo, destacaram a importância de um novo uso do local.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira  também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.