Moradores do Nina Liberato lotam plenário em cobrança por melhorias após assassinato de moradora

por Fernanda Lira publicado 16/09/2025 21h51, última modificação 16/09/2025 21h51
Moradores do Nina Liberato lotam plenário em cobrança por melhorias após assassinato de moradora

Foto: Vladimir Barreto

O plenário da Câmara Municipal de Caruaru esteve lotado por moradores do bairro Nina Liberato, nesta terça-feira (16), durante a Sessão Ordinária, tomados pelo sentimento de dor e revolta pelo assassinato de Jeane Maria, moradora da localidade. Os presentes cobraram ações urgentes no bairro por parte do Poder Público.

Nina Liberato: o grande destaque da reunião


Logo no início da sessão, um minuto de silêncio foi realizado em homenagem à memória de Jeane, vítima de latrocínio. A sessão seguiu marcada por falas de solidariedade, propostas de medidas imediatas e pela reafirmação do papel do Parlamento como espaço de escuta e reivindicação popular.

Cabeleireira, mulher trabalhadora, mãe, avó... indo para casa, foi vítima de um latrocínio, num gesto covarde: uma crueldade, expressou o vereador Gil Bobinho (PSB), na tribuna, durante o primeiro expediente. Ele disse ainda que não devia ser necessário alguém morrer, da maneira que Jeane morreu, para que o Nina Liberato fosse enxergado.

O vereador explicou que a falta de iluminação e vias sem infraestrutura contribuem para a insegurança da população.

Diante das reivindicações, os vereadores articularam medidas imediatas, como o agendamento de uma audiência pública e a proposta de criar uma comissão específica para a demanda. “Nós temos que sair daqui e ir até o Nina Liberato”, através de uma comissão, sugeriu o vereador Silvio Nascimento (PL).

Como o anseio maior é segurança, o vereador Cabo Cardoso (Avante) informou ter acionado, no momento da reunião, o comando do 4º Batalhão e do Biesp para reforçar as rondas no bairro, inclusive com a Rocam, que atua de forma mais ágil. “Eu sinto na pele o que o rapaz ali está sentindo: perder um ente querido para a criminalidade. É necessário que vocês estejam aqui conosco para juntos diminuirmos esses índices”, disse o edil.

O presidente da Câmara, Bruno Lambreta (PSDB), reafirmou que o papel do Legislativo é cobrar, fiscalizar e reivindicar em nome da população, seja no âmbito municipal, estadual ou federal e que não faltará comprometimento com essa demanda. Galego de Lajes (PSDB) ressaltou que os moradores buscaram o espaço certo: “Aqui é a Casa do Povo e tem 23 vereadores para ouvir vocês”.

Os vereadores Thiago Macaco (PODE), Hugo Leonardo Chaves (PODE) e Raminho Xavier (PSD) se pronunciaram no mesmo sentido que Galego, apontando o diálogo e a união como passos fundamentais em qualquer demanda. Já o vereador Anderson Correia (PP) refletiu: “Se eu não conseguir enxergar sua dor, o quê que eu estou fazendo aqui?”, ao se referir a uma moradora presente no plenário. Na tribuna, João Neto (PSD) enfatizou: “Hoje é uma data que vai ficar marcada nesta Casa”.

O vereador Delegado Lessa (REPUBLICANOS) acrescentou ao debate a importância da mobilização popular para que as ações aconteçam efetivamente. A participação popular também foi elogiada por Edilson do MST (PT), prometendo que a Casa fará tudo o que for possível para que a comunidade seja atendida.

Outra questão levantada foi a necessidade de que o Executivo respeite e atenda às cobranças feitas pelos parlamentares, pontuou Mano do Som (PDT), lembrando que muitas das demandas apresentadas pelos moradores, no momento, já haviam sido trazidas anteriormente.

Aniversário da Câmara e outros temas da reunião:


Antes do início do primeiro expediente, o presidente Bruno Lambreta registrou o aniversário da Câmara de Caruaru, celebrado hoje. “O Poder Legislativo comemora 176 anos desde a posse da primeira legislatura desta Casa”, afirmou.

O vereador Anderson Correia também falou da prerrogativa do parlamentar, que é a de reivindicar, e acrescentou aos debates a também urgente necessidade de olhar para o bairro Xique Xique.

O Xique Xique também foi lembrado por Raminho Xavier, que falou de sua solicitação para a construção de um Complexo de Saúde no local.

Ainda na sessão, o presidente também expressou seu lamento pelo falecimento do senhor José Rubem Lins de Aquino, carinhosamente professor Rubem, alguém que dedicou sua vida à educação pública e privada da cidade. O Professor Jorge Quintino (PODE) também expressou sua admiração pelo professor Rubem. Um voto de pesar for apresentado pelo presidente.

Esses foram os destaques da 47ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura.


Assista na íntegra: