Medalhas de honra são entregues às professoras Edivalda Miranda e Maria Luzinete

por Texto: Dayane Carvalho Revisão: Risoni Santos — publicado 06/05/2023 08h50, última modificação 06/05/2023 08h50

Foto: Vladimir Barreto

Ocorreu na noite desta sexta-feira (5) a solenidade que concedeu Medalha de Honra ao Mérito “Professora Sinhazinha” às educadoras Edivalda Miranda e Maria Luzinete Bezerra. Os Decretos Legislativos foram propostos pelo ex-vereador Gilberto de Dora. Membros ilustres da União Brasileira dos Escritores, da Liga Feminina de Combate ao Câncer, da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, do Instituto Histórico de Caruaru e da Academia Caruaruense de Cultura Ciências e Letras (Acaccil) marcaram presença no evento. A memória da titular da medalha, Professora Sinhazinha, e a sua relevância na política e educação da cidade também integraram as homenagens da noite.

O autor da matéria, Gilberto de Dora, iniciou seu discurso contando a história das homenageadas. A professora, pesquisadora e historiadora, Edivalda Leite Miranda, atua na Faculdade de Ciências e Letras de Caruaru (Fafica), na Faculdade Asces, no Instituto Histórico de Caruaru, na Escola Manoel Bacelar e ocupa a vaga de vice-presidente na Acaccil. Já Maria Luzinete Bezerra também possui uma trajetória igualmente brilhante. Passou pela Fafica, foi gerente do SESC Caruaru, Secretária de Educação do município (entre os anos de 1997 e 2000) e hoje é membro da Acaccil e do Instituto Histórico de Caruaru. Dora utilizou seu momento na homenagem para destacar o papel trivial das professoras em sua formação acadêmica. “Elas são um exemplo de professoras amigas, que além de ensinar também incentivavam”, afirma.

As professoras utilizaram a tribuna para compartilhar todo o seu conhecimento e estudo sobre a história de Caruaru, em especial, a da professora e ex-vereadora, Sinhazinha. A pesquisadora Edivalda contou brevemente os principais feitos da titular da medalha. Entre eles, seu notório trabalho como educadora, sua posse como madrinha do Central Sport Club e a possibilidade de Sinhazinha ser a primeira vereadora de Pernambuco. A neta da ex-parlamentar, Maria do Carmo, também somou ao resgate histórico e mostrou aos presentes um anel que recebeu de herança da sua avó.

Em seu momento, Maria Luzinete agradeceu a presença dos edis e demais figuras presentes na Sessão. A professora continuou as homenagens às mulheres que passaram pela Câmara Municipal e parabenizou as parlamentares que se encontram em exercício. Assim sendo, Luzinete também afirmou a importância do Poder Legislativo pelo seu contato direto com a população. “O trabalho da Câmara não se resume apenas ao de legislar e fiscalizar o Poder Executivo, mas também de tratar das petições do dia a dia do nosso povo”, comenta.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.