Marcelo Gomes ressalta importância da reformulação do Pacto Federativo

por Victor Vargas — publicado 01/04/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h47
A necessidade de reformular o Pacto Federativo foi debatida nesta terça-feira (31) pelo...

A necessidade de reformular o Pacto Federativo foi debatida nesta terça-feira (31) pelo vereador Marcelo Gomes (PSB), na Câmara Municipal de Caruaru. Para o parlamentar, é necessário que o governo federal ceda mais recursos para os Estados e Municípios. “Os problemas com a economia, gerados pela crise na Petrobras – que já demitiu muito funcionários – são perigosos porque essa crise pode chegar aqui, apesar de nossa cidade ter um crescimento acima do patamar do Estado. É preciso que a União reveja a questão do Pacto Federativo. Não é mais possível que o governo federal fique com todos os recursos e os municípios com o pires nas mãos. O ônus é dado em Brasília, com aumento para os funcionários (que devem receber) e os municípios que se virem para arranjar dinheiro para, por exemplo, fazer creches. A demanda da nossa cidade aumenta e o município não tem os recursos suficientes”, alertou o vereador.

Ainda segundo Marcelo, um exemplo de abandono por parte do governo federal é a falta de recursos para a Adutora do Agreste, que já deveria estar em funcionamento. “A Adutora do Agreste é uma obra feita em parceria com a União, que não tem desembolsado um centavo. É preciso que o governo abra uma linha de crédito, porque é uma obra de extrema importância para o Estado, tanto pela água quanto para que não haja demissões. Atualmente, a Compesa gasta milhões com caminhões-pipas, quando deveríamos ter água vindo pela adutora. Jucazinho está com menos de 10% da capacidade e está abastecendo Santa Cruz, que já está em colapso e hoje é toda abastecida por caminhões-pipas”, finalizou o socialista.

Pesar – O vereador Marcelo Gomes (PSB) apresentou formalmente, na mesma reunião pública, voto de pesar pelo falecimento da srª. Maria Deleuse Reis Amorim, ocorrido no dia 23 de março deste ano.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes
Foto: Vladimir Barreto Rodrigues/AscomCâmara

registrado em: