Marcelo Gomes propõe lei para incentivar divulgação de obras de arte

por Victor Vargas — publicado 06/05/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h48

O vereador Marcelo Gomes (PSB) apresentou um projeto de lei para que os novos prédios construídos em Caruaru tenham obrigatoriamente uma obra de arte. O PL será encaminhado para as comissões competentes e, em seguida, deve ser votado no plenário. De acordo com o texto do projeto, a medida é válida para “todo edifício ou praça pública com área igual ou superior a mil metros quadrados, que vier a ser construído no município de Caruaru”, assim como “os edifícios para grande concentração pública, tais como casas de espetáculo, hospitais, casas de saúde, estabelecimentos de ensino público ou particular, estabelecimentos de crédito, hotéis, clubes esportivos, sociais ou recreativos, templos e edifícios públicos em geral”. A obra de arte deve ser, preferivelmente, de artista pernambucano e ser fixada “em lugar de destaque” e fazer parte dos edifícios, podendo ser “obra de arte, escultura, pintura, mural ou relevo escultórico de autor preferencialmente brasileiro”.

“Entendendo que, infelizmente, a maior parcela da população ainda não tem acesso à cultura, entre elas a apreciação de obras de arte. Achamos necessário que o poder público seja o agente transformador da atual condição de vida da nossa população e forneça a forma mais básica de arte, instalando nos prédios públicos obras de arte, assim como obrigando que as novas construções de nossa cidade também instalem monumentos culturais para o deleite de toda a população”, defendeu Marcelo.

NOTA DE PESAR – Marcelo Gomes apresentou voto de pesar pelo falecimento da senhora Margarida Maria Tavares Florêncio, ocorrido no dia 02 de maio. Dona Margarida tinha 86 anos, foi casada com José Ivanildo Florêncio da Silveira (in memoriam) e deixou cinco filhos: Maria de Fátima Florêncio Dantas, Márcia Maria Florêncio Torres, Margarett Florêncio Duarte, Wellington José Florêncio e Jackson José Florêncio.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes
Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara