Magnífico Reitor da UFPE afirma importância da democracia e da educação ao receber Título de Cidadão Caruaruense em solenidade

por Dayane Carvalho — publicado 23/03/2024 10h49, última modificação 23/03/2024 10h49
Colaboradores: Louzi Neves
Alfredo Gomes se tornou o mais novo cidadão da Capital do Agreste na noite de sexta-feira (22)
Magnífico Reitor da UFPE afirma importância da democracia e da educação ao  receber Título de Cidadão Caruaruense em solenidade

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara Municipal de Caruaru finalizou as atividades da semana, nesta sexta-feira (22), entregando Título de Cidadania ao Reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Dr. Alfredo Macedo Gomes. A vereadora Perpétua Dantas (Avante) apresentou o Decreto Legislativo que concedeu a honraria. Membros da comunidade acadêmica do estado e demais personalidades prestigiaram a solenidade.

Alfredo foi um dos nove filhos do vaqueiro Lourival Gomes Leite e da dona de casa Maria Macedo Gomes. Nasceu em Ouricuri, no alto sertão de pernambuco. Formou-se em Psicologia pela UFPE e é pós-doutor na Universidade de Bristol, na Inglaterra. Desde 2019 é reitor da universidade, e nesses seis anos, possibilitou avanços imprescindíveis no alcance e melhoria do ensino nos campi das cidades de Recife, Vitória de Santo Antão, e em especial, em Caruaru no Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Entre eles está o lançamento da Licenciatura Intercultural Indígena, a inauguração de novas instalações para o curso de Medicina e a parceria da instituição com o Poder Legislativo de Caruaru. 

Perpétua Dantas parabenizou Alfredo pelo trabalho árduo e comprometido com a ciência, a ética e a democracia durante os anos que passou na reitoria. A parlamentar pontuou as dificuldades enfrentadas pelo Doutor, incluindo o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Na sua fala relembrou também a relevância da interiorização do ensino, que gera impacto em toda a sociedade, permitindo o ingresso de vários grupos sociais e diminuindo as desigualdades. “Você tem até 2027 – último ano que permanecerá no cargo – para trazer ainda mais conquistas para a nossa cidade e estado”, comenta Dantas. 

O Mestre Onildo Almeida, Doutor Honoris Causa pela UFPE, abrilhantou o momento ao cantar a música “A Feira de Caruaru” em homenagem ao Reitor. “Caruaru recebe mais um filho a partir de hoje [...] É mais uma pessoa que vem engrandecer a minha terra” afirma Onildo. 

O Vice-Reitor da UFPE, Moacyr Cunha de Araújo, o chefe de gabinete do Reitor, Fernando Nascimento, a Presidente da Associação dos Docentes da UPE, Terezinha Lucas, e o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Caruaru, Fernando Júnior, declararam suas considerações à Alfredo. Com muito bom humor, Moacyr contou sobre o início do seu convívio com o parceiro de trabalho, que hoje considera como amigo. Em sua fala, pontuou as qualidades do homenageado, que “sempre atua de forma republicana e transparente”. “Alfredo se distingue das demais por não se deter na esfera privada e buscar a melhoria social através da educação”, declarou o chefe de gabinete Fernando Nascimento. “Se você está de parabéns pelo título que recebeu, de parabéns está também Caruaru por ter você como ilustre cidadão desta terra” afirma Terezinha. 

No momento do discurso, o mais novo cidadão de Caruaru reforçou o compromisso em cultivar a cultura democrática nas universidades, prezando por uma educação cada vez mais emancipatória e igualitária. “A universidade se prova como uma das instituições mais importantes, pois forma diversas profissões que são a base da sociedade”, comenta. Além disso, informou que com o recebimento do Título os laços com Caruaru se tornam ainda mais fortes, e que por isso, enxerga os problemas e as belezas do município como sendo seus. Com isso, informou que o CAA terá ainda mais investimentos, visando promover melhorias para o município.

 Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira  também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.