Magnífico Reitor da Asces-Unita recebe medalha de honra em solenidade na Câmara de Caruaru

por Texto: Dayane Carvalho Revisão: Louzi Neves — publicado 11/05/2023 12h02, última modificação 11/05/2023 12h02
Paulo Muniz foi homenageado pela vereadora Perpétua Dantas com a comenda "José Rodrigues de Jesus".

Foto: Vladimir Barreto

A noite desta quarta-feira (10) foi marcada por muita emoção na Casa Jornalista José Carlos Florêncio durante a Sessão Solene de entrega da Medalha de Honra ao Mérito “José Rodrigues de Jesus” ao Sr. Paulo Muniz Lopes. O Reitor da Asces-Unita e Presidente da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (Acaccil) recebeu a honraria a partir da propositura apresentada pela vereadora Perpétua Dantas (PV). Representantes do Poder Executivo, Ordem de Advogados do Brasil (OAB) de Caruaru, Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, Asces-Unita, Acaccil e Instituto Histórico de Caruaru, além dos familiares de Paulo, estiveram presentes na solenidade.

Natural da capital pernambucana, o advogado e professor veio de uma família simples. Após a morte dos seus pais, enfrentou grandes dificuldades e começou a trabalhar com apenas 12 anos. Aos 15 teve sua vida transformada ao encontrar a espiritualidade de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares. Formado em Direito, atuou em diversos âmbitos da rede pública e privada. Atualmente, Paulo Muniz integra o Fórum Nacional de Educação, a Diretoria da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, como também o cargo de Presidente da Acaccil e Reitor da Asces-Unita – no qual dedicou 25 anos de profissão.

A autora do Decreto foi enfática em seu momento na tribuna sobre o trabalho responsável, corajoso e ousado do Reitor. Perpétua narrou os primeiros contatos com Paulo Muniz quando iniciou a jornada como professora na Asces-Unita. A vereadora reafirma a importância da entrega da medalha ao destacar o trabalho exercido pelo ilustre mestre na vida de todos os cidadãos do município, incluindo na dela. “Se hoje eu tenho oportunidade de lhe entregar essa medalha, é devido ao impacto do seu trabalho na minha formação”, afirma. Na ocasião, o presidente da OAB Subsecção Caruaru, Fernando Júnior, também demonstrou sua gratidão ao homenageado por ter sido aluno do curso de Direito da universidade.

A pró-reitora administrativa da Asces-Unita, Emília Pinheiro, usou o púlpito para representar todos os membros da instituição e revelar sua admiração ao profissional e amigo que é Paulo Muniz. A serenidade, sensibilidade, atenção, positividade e boa condução foram as principais características citadas. Emília também declamou um cordel para os presentes, relatando os principais feitos do professor. No final de sua fala, declarou: “Paulo Muniz obrigado por ser e fazer a Asces de Caruaru”. A filha, Maria Paula Lopes, também discursou em nome dos demais filhos e esposa de Muniz, citando o lar amoroso em que viveu. “Painho é o título que ele mais gosta de ter”, comentou emocionada.

O reitor agradeceu as homenagens e revelou se sentir honrado em receber a medalha com o nome do fundador da cidade. No momento, também relembrou emocionado sobre o Título de Cidadão de Caruaru, concedido pelo vereador Leonardo Chaves (PSDB), em 2011. Os avanços no centro universitário – que possui 64 anos de existência – também foram mencionados no discurso de Muniz. “A Asces-Unita me motiva a fazer mais e melhor para a nossa cidade”, finalizou.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.