Maestro Zui é homenageado com Medalha "Cantor e compositor Luiz Gonzaga" na Câmara de Caruaru

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 04/11/2025 14h25, última modificação 05/11/2025 09h49
A honraria ao artista foi uma propositura do vereador Júnior Letal em reconhecimento ao trabalho na área cultural e artística.
Maestro Zui é homenageado com Medalha "Cantor e compositor Luiz Gonzaga" na Câmara de Caruaru

Crédito: Vladimir Barreto/CMC

Na noite desta segunda-feira (3), a Câmara de Caruaru vivenciou um momento especial para a cena cultural e musical da cidade, quando José Ricardo Ferreira de Oliveira, o Maestro Zui, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Cantor e compositor Luiz Gonzaga. A proposta partiu do gabinete do vereador Júnior Letal (PP). 

“Muito mais do que um músico, é um símbolo de talento, humildade e dedicação à cultura popular”, expressou o vereador propositor, ressaltando que o maestro é caruaruense filho do Encanto da Serra, bairro Cidade Alta. No momento, cantores e artistas caruaruenses, entusiastas da cultura e admiradores do trabalho do querido Maestro Zui encheram o plenário da Casa para apreciar o momento. 

A biografia de Zui foi descrita pelo radialista Tony Oliveira, que contou um pouco da larga trajetória do homenageado na música, que teve início aos 3 anos de idade, através do seu pai, o sanfoneiro José de Oliveira, que o inscreveu em uma escola de música. Trompa, trompete, saxofone alto, teclado sintetizador… Zui perpassou diferentes momentos da música e dos instrumentos, como também de bandas, o que, naturalmente, lhe rendeu importantes premiações, contou o radialista. “Um breve resumo da festa, da vida, do sofrimento, da alegria desse nordestino, do Agreste Pernambucano”, ressaltou por fim.

A tribuna, assim como o plenário, foi bem representada com nomes importantes para a cultura caruaruense fazendo uso da fala. A cantora Marlene do Forró expressou sua grande admiração por Zui, destacando que: “para mim, ele não é um patrimônio vivo, é um patrimônio histórico”. Já o cantor Gilvan Neves, outro nome da cultura de Caruaru, ressaltou o orgulho que sente em falar sobre o homenageado, ressaltando o altruísmo de Zui, e desejando muito sucesso em sua carreira. 

O presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Herlon Cavalcante, que compôs a mesa ao lado do homenageado e dos vereadores Bruno Lambreta (PSDB) e Júnior Letal (PP), também fez uso da tribuna. Em sua fala, Herlon relembrou histórias vividas junto ao homenageado, o qual tem uma relação de respeito e admiração. “Teve oportunidade de tocar em São Paulo e foi a grande sensação, com todo respeito aos artistas que participaram”, contou o presidente da Fundação sobre o talento de Zui.

Acompanhe as atividades da Câmara de Caruaru através dos nossos canais de comunicação. Para assistir à íntegra da sessão solene, busque nosso perfil: Poder Legislativo de Caruaru no Youtube.