Mãe Rose de Oxum recebe Título de Cidadania Caruaruense
Na última sexta-feira (21), a Câmara Municipal de Caruaru realizou uma Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadania Caruaruense à senhora Roseani Maria Carneiro da Silva, conhecida como Mãe Rose de Oxum. “Sempre engajada na luta pela equidade e justiça racial”, enfatizou o presidente Bruno Lambreta (PSDB), propositor da honraria.
Natural do Rio de Janeiro, Mãe Rose tem uma atuação marcante nas questões políticas de caráter étnico-racial em Caruaru. "Militou por quase uma década enquanto membro do Conselho de Igualdade Étnico-Racial da cidade", ressaltou Lambreta.
A tribuna foi usada pela professora Lucimere Passos, presidente da Comissão da Igualdade Racial e Enfrentamento à Intolerância Religiosa da OAB Caruaru. Além dela, também discursaram Mirella Coutinho, nora e filha espiritual da homenageada, e Jeremias Aquino, amigo e companheiro de luta de muitos anos de Mãe Rose.
O trabalho e a determinação da homenageada enquanto cidadã e militante foram enaltecidos pelos convidados. "E acima de tudo, por ser uma mulher de axé", destacou a professora Lucimere.
Em um momento emocionante da solenidade, o esposo da mais nova cidadã de Caruaru, Juarez Silva Santiago Júnior, entregou um buquê de flores, que a deixou emocionada.
Ao agradecer a homenagem, Mãe Rose expressou seu profundo vínculo com a cidade: "Caruaru, hoje eu sou filha". Ela concluiu dizendo que o título representa seu compromisso em continuar lutando, resistindo e honrando a terra que a acolheu.