LOA e PPA são analisados na Câmara de Caruaru nesta quarta (15)

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 15/10/2025 13h25, última modificação 15/10/2025 13h29
Em audiência pública, o conteúdo da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA) foram apresentados, apontando a previsão de mais de 2 bilhões no orçamento municipal para 2026.
LOA e PPA são analisados na Câmara de Caruaru nesta quarta (15)

Foto: Vladimir Barreto

Na manhã desta quarta-feira (15), foi debatida a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA), com a mesa diretora composta pelo presidente da Câmara de Vereadores Bruno Lambreta (PSDB), Bernardo Barbosa, Diretor do Centro de Estudo, Pesquisa e Assessoria em Administração Municipal (Cespam), também contou com a presença das secretárias Andrezza Ribeiro, Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, e Anne Araújo, Secretária Executiva de Finanças da Secretaria da Fazenda.

Com o intuito de planejar e prever os gastos e investimentos do mandato vigente, a LOA e o PPA são analisadas a cada quatro anos, servindo também para definir metas e objetivos do governo municipal durante o mandato seguindo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) anteriormente debatida pelos parlamentares.

O valor global do Projeto da Lei Orçamentária/2026 e da Programação Orçamentária que integra o Anexo II do projeto de PPA para 2026/2029 é de R$2.304.672.000,00. Com isto, o plano do governo Executivo visa priorizar as causas da primeira infância, mulher, transformação digital, ambiental e segurança municipal.

O diretor da Cespam, Bernardo Barbosa, ressaltou a importância da participação da população, dos parlamentares e secretários na reunião, para uma construção orçamentária que atenda às necessidades da população.

Diante disto, a secretária Andrezza Ribeiro, secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, citou que para a montagem do plano, foram distribuídos, em diversas localidades da cidade, pontos para ouvir os cidadãos presencialmente, e virtualmente através da plataforma ‘Fala Caruaru’, que ficou disponível entre os dias primeiro e 31 de julho, tendo 84% da população urbana, e 16% da população rural como participantes ativos dessa ouvidoria.

Durante a discussão, a Secretária Executiva de Finanças e Secretária da Fazenda Anne Araújo fez uma analogia, comparando as pautas hoje debatidas com um combustível que daria a força ao governo de cumprir o mandato com êxito.

Para assistir à íntegra a Audiência Pública, acesse o Youtube do poder Legislativo de Caruaru.