Leonardo Chaves, FBC e Zé Queiroz no Mesa Redonda

por Victor Vargas — publicado 07/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46

Convidado para fazer um balanço do ano – especialmente – em destaque – “eleição da mesa”, reformas da “Casa do Povo” e “Operação Ponto Final”, o presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD) – participou, na manhã desta sexta-feira (7) – do Programa Mesa Redonda – apresentado pelo decano radialista José Almeida e com as participações dos jornalistas/radialistas Risoní Santos e César Lucena, na Rádio Cultura do Nordeste.

O programa, que vai ao ar das 10h às 12h, começou com o presidente Leonardo Chaves cumprimentando e destacando o “Dia do Radialista” – comemorado hoje: “Enviamos a nossa saudação, reconhecendo o papel decisivo da categoria com instrumento de informação e defesa do povo de Caruaru” – destacou o presidente. Na primeira questão levantada – “Eleição da Mesa” – o presidente falou da possibilidade de todos os atuais vereadores que compõem a “Mesa” poderem ser candidatos e o fato dos edis que estão na vaga dos cinco vereadores afastados pela Operação Ponto Final 2 poderem votar, porém não poderem ser votados. “A Eleição da Mesa vai ser realizada, de acordo com a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa. Temos um prazo até o dia 20 de dezembro para a realização da eleição”, lembrou o decano vereador, que, se for da vontade da maioria será candidato e vai buscar o seu oitavo mandato de presidente no próximo biênio – quando, na oportunidade, vai completar em 2016 quarenta anos de parlamentar.

Quando foi questionado pelos ouvintes referente à Operação Ponto Final o presidente não fez pré-julgamentos da opinião pública e área de competências – o edil enfocou a triste situação de ter que demitir para poder honrar todos os compromissos da Casa: “Demitimos os assessores dos vereadores afastados – infelizmente – e destinamos a quantia para pagamento das despesas dos vereadores que foram convocados”- frisou o presidente.

Com o microfone aberto aos ouvintes, o presidente Leonardo Chaves abordou ainda questões ligadas ao relacionamento entre os Poderes e do Portal da Transparência – disponível no site da Casa – camaracaruaru.pe.gov.br – “Aguardamos a posição do prefeito na questão da eleição da mesa e respeitamos todas as decisões do Poder Judiciário”, frisou Leonardo Chaves.

FBC, José Queiroz e vereadores – Na metade do programa – às 11 horas – o presidente foi surpreendido com a visita de agradecimento ao pde Caruaru, realizada na emissora, pelo senador eleito Fernando Bezerra Coelho (PSB) – acompanhado do prefeito José Queiroz (PDT) e o seu vice Jorge Gomes (PSB). A deputada Raquel Lyra (PSB) participou do programa para agradecer os votos e saudar Leonardo e FBC via fone. “FBC falou da sua responsabilidade com Caruaru e destacou itens da sua futura  atuação no Senado – como a Adutora do Agreste e a pavimentação das vias de acesso à nossa zona rural”, frisou Leonardo.

Satisfeito com a presença de lideranças da cidade e da zona rural além dos vereadores Sivaldo Oliveira (PP), Val das Rendeiras (PROS), Romildo Oscar (PTN) e Zé Ailton (PDT) – além de ligações de Louro do Juá (SDD), Eduardo Cantarelli (SDD), Jajá (sem partido) Cecílio Pedro (PTB) e Rozael do Divinópolis (PROS), o presidente revelou que ainda esse ano faz concurso público e que o seu sonho – depois de implantar o 1º grau na zona rural – na 1ª gestão do prefeito José Queiroz –  seria agora a implantação do 2º grau com apoio do governador João Lyra Neto (PSB) e resolver a questão do abastecimento de água na zona rural.“Estou sugerindo Cachoeira Seca, Xicurú, Serra Velha ou Malhada de Pedra como localidades-polo” – frisou o presidente Chaves.

Finalizando o programa, com as despedidas aos radialistas e ouvintes, o presidente fez um balanço geral das reformas e equipamentos que – além da transformação da Câmara – vão ajudar a preservar a memória de Caruaru e humanizar o relacionamento de funcionários, edis e todos que buscam o Poder Legislativo. “Até o final deste mês de novembro vamos inaugurar uma nova “Casa do Povo” – finalizou Leonardo.

O programa Mesa Redonda será repetido no próximo domingo, a partir das 12 horas, dentro da programação da Rádio Cultura do Nordeste AM.

Victor Vargas/Guanabara Comunicação