Lei Federal de incentivo à cultura é debatida durante Audiência Pública nesta quarta (14)

por Texto: Laís Guedes/ Revisão: Louzi Neves — publicado 14/12/2022 14h25, última modificação 14/12/2022 17h08
A implantação da Lei Paulo Gustavo em Caruaru reuniu artistas, produtores culturais e integrantes do Poder Executivo.

Imagem: Vladimir Barreto

A manhã desta quarta-feira (14) foi de discussão sobre a implementação da Lei Paulo Gustavo em Caruaru, abordando a norma que repassa verbas emergenciais para a produção cultural. A audiência pública, de autoria da vereadora Perpétua Dantas (PSDB), reuniu membros de grupos culturais, artistas, integrantes da UFPE, líderes comunitários, produtores culturais, representantes de movimentos sociais, além do vice-presidente e da coordenadora de projetos da Fundação de Cultura de Caruaru.

Segundo Jô Barbosa, coordenadora de projetos da Fundação de Cultura de Caruaru, o município receberá cerca de R$ 2.880.000,00 milhões pela lei, sendo a maior parte direcionada ao Fundo Setorial de Audiovisual. Ela destacou que, além da produção de cinema, clipes musicais, videogames e outras linguagens, a lei prevê incentivo financeiro aos projetos de apoio a cineclubes e salas de cinema, mostras audiovisuais, pesquisas e publicações direcionadas ao tema. Outras linguagens artísticas, bem como desenvolvimento de agentes e espaços de economia criativa, cursos e produções também poderão concorrer ao edital.

O escritor e empresário artístico Luís Carlos, do Instituto Sis, e a artista plástica Iris Marcolino chamaram atenção para a necessidade de haver uma capacitação dos produtores e empresas para a inscrição no edital. Jô Barbosa afirmou que os editais são simplificados e as formações para agentes e empresas serão gravadas e disponibilizadas com intérprete de libras.

O artista Anderson do Pífano ressaltou a importância do audiovisual pernambucano e questionou acerca do diálogo com o setor provindo do interior. Petrúcio Cruz, do Coletivo De Cultura Afro Baque de Rum, perguntou sobre a presença de iniciativas que contemplem artistas e grupos que fomentem a cultura afro-brasileira. Jô Barbosa confirmou que já existe a minuta, que será disponibilizada assim que o edital for regulamentado.

Herlon Cavalcanti, vice-presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, ressaltou a importância da representação da classe artística nos fóruns culturais: “Sentimos a necessidade de a sociedade civil participar mais, apontar caminhos, dialogar mais com o seu representante. Vimos que, no último biênio, muitos segmentos culturais não apareceram”, ressaltou.

A vereadora Perpétua Dantas finalizou a audiência agradecendo a presença dos membros do setor cultural, complementando: “Tenho certeza absoluta que a Lei Paulo Gustavo, a nova formação da Fundação de Cultura, os governos do Estado e de Caruaru e a participação coletiva dos múltiplos segmentos de cultura vão marcar um novo momento para a cultura na nossa cidade”, pontuou.

Para acessar a Audiência Pública na íntegra, acesse o Youtube ou Facebook do Poder Legislativo de Caruaru.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e pelas redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).