Legislativo discute o controle de Leishmaniose, em audiência pública

por Comunicação — publicado 20/04/2022 15h31, última modificação 20/04/2022 15h31
Legislativo discute o controle de Leishmaniose, em audiência pública

Foto: Vladimir Barreto

 

A Câmara de Vereadores de Caruaru reuniu especialistas, protetores de animais, representantes de instituições e do Poder Executivo em audiência na quarta-feira (20), proposta pelo vereador Fagner Fernandes (PDT). Os presentes falaram sobre a prevenção, controle, promoção de campanhas de conscientização da população e o desenvolvimento de pesquisas científicas de controle das zoonoses. A Leishmaniose é uma doença transmitida através da picada do mosquito-palha (flebotomíneos) e acomete humanos e animais. 

O técnico veterinário da AME Animal, José Simonal, destacou que uma das etapas mais importantes da prevenção e controle é a conscientização da população com relação à doença, pois, os animais acabam recebendo o tratamento errado por seus tutores, e na maioria das vezes são abandonados. O gerente de vigilância ambiental da secretaria municipal de saúde, Sérgio França, afirmou que a pasta tem desenvolvido pesquisas, em conjunto com universidades, bem como a realização da promoção de campanhas educativas. 

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), questionou a gerente da vigilância em saúde da secretaria municipal de saúde, Joice Rodrigues, sobre os investimentos do Ministério da Saúde. Ela afirmou que a pandemia teve grande impacto no desenvolvimento das ações, mas que as atividades estão sendo retomadas, inclusive o desenvolvimento de uma cartilha informativa.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).