Legislativo de Caruaru presta homenagem à Missionária franciscana em Sessão Solene
Na noite desta segunda-feira (29), a Casa Legislativa de Caruaru promoveu uma Sessão Solene para entrega do Título de Cidadania Caruaruense à senhora Maria do Socorro da Silva Menezes, atendendo proposição do vereador Mano do Som (PDT). A solenidade foi presidida pelo vereador Professor Jorge Quintino (PODE) e contou com a presença de familiares e amigos que prestigiaram a trajetória de vida e dedicação comunitária da homenageada.
O vereador Mano do Som (PDT), autor da homenagem, emocionou-se ao discursar. "Nesse momento eu vou usar um pouco da emoção, diante de seus amigos, sua família. Eu conheci primeiro os filhos de dona Socorro Menezes. Mas não conhecia a mãe dos meninos e quando a conheci, eu que, infelizmente não tenho mãe, me senti adotado". O parlamentar completou: "Tenha certeza que o carinho que eu tenho pela senhora é enorme, a gratidão também, pela senhora ter contribuído tanto por essa cidade que tanto amamos e que continua contribuindo. Na noite de hoje Caruaru se orgulha de dar a luz a essa filha tão querida", finalizou.
Frei Sálvio, que acompanha a trajetória da homenageada há décadas, testemunhou sua devoção. "Nos conhecemos há tanto tempo, tantos anos. Somos companheiros de evangelização, de trabalhos pastorais. Já era, e agora oficialmente é cidadã de Caruaru. De muitas virtudes, uma mulher forte, decidida, de palavras fortes e necessárias. Uma mulher cristã, apaixonada por Jesus. Como dizia São Paulo, 'ai de mim, se não evangelizar'. Nunca vi Socorro dizer que estava cansada para evangelização", afirmou.
Ao agradecer a homenagem, Maria do Socorro da Silva Menezes expressou a emoção de ser oficialmente reconhecida como cidadã de Caruaru. "Hoje, receber este título significa muito mais do que um reconhecimento pessoal. Para mim é uma confirmação de que vale a pena viver para o amor, a solidariedade e a fé. É também um presente dividido com minha família. Quero agradecer a esta Casa Legislativa, ao vereador Mano do Som e a todos que contribuíram para este momento. Agradeço ainda à cidade de Caruaru que há tantas décadas me acolheu de braços abertos. Meu coração não é meu, é de Jesus e de todos vocês, porque aprendi a amar ao próximo como a mim mesmo", disse.
O presidente da solenidade, vereador Professor Jorge Quintino (PODE), reforçou a importância da trajetória da homenageada: "Vejo o quanto é importante alguém viver intensamente esse amor, esse carinho com Deus. Quero agradecer a oportunidade que Mano do Som deu a esta Casa e a todos presentes, de poder degustar de palavras tão simples e ao mesmo tempo tão importantes", afirmou.
Trajetória da homenageada
Maria do Socorro da Silva Menezes nasceu em 24 de julho de 1943, no Sítio Pau Ferro, município de São Caetano. Filha de José Idalino da Silva e Júlia Maria Tavares, ingressou no internato do Colégio Nossa Senhora das Dores, em Bezerros, ainda na infância. Casou-se em 1963 com Ananias Lira de Menezes, com quem teve cinco filhos.
Desde que passou a residir em Caruaru, em 1979, tem desenvolvido intensa atuação voluntária em pastorais e serviços comunitários, como visitas a hospitais, cadeias públicas e atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 1995 ingressou na Ordem Franciscana Secular, onde exerceu funções de liderança em níveis local e regional. Também atua há mais de duas décadas como ministra extraordinária da Eucaristia e é diretora da Escola de Meditação da Catedral de Nossa Senhora das Dores, além de ter colaborado na fundação de outras escolas em Pernambuco e Alagoas.
Reconhecida pela dedicação à fé cristã e ao serviço ao próximo, Maria do Socorro Menezes é agora oficialmente cidadã caruaruense, consolidando uma trajetória de fé, solidariedade e compromisso com a comunidade.