Lançamento da programação do São João de Caruaru ganhou destaque na Câmara

por Fernanda Lira — publicado 19/03/2024 21h45, última modificação 19/03/2024 21h42
Colaboradores: Risoni Santos
Lançamento da programação do São João de Caruaru ganhou destaque na Câmara

Foto: Vladimir Barreto

O Poder Legislativo debateu, nesta terça-feira (19), demandas da zona rural e da cultura local, na Câmara Municipal de Caruaru. Na sessão ordinária, o São João 2024, que teve sua programação oficial divulgada na manhã de hoje, foi bem avaliada pelos vereadores.

A reunião iniciou com um minuto de silêncio, a pedido do presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), em homenagem a senhora Márcia Teixeira Lyra, viúva do ex-ministro Fernando Lyra, que faleceu nesta terça (19). Aline Nascimento (CIDA) registrou um voto de pesar.

São João 2024

Ao usar a tribuna, o presidente da Casa expressou a emoção de ter o nome de seu saudoso pai, Lambreta, entre os nomes homenageados no São João. O parlamentar destacou, entre outras questões, suas expectativas positivas para a festividade junina, neste ano de 2024.

O professor Jorge Quintino (SOLIDARIEDADE) também comemorou a homenagem à Lambreta e destacou outra figura: Ariano Suassuna, que foi seu professor durante o mestrado. Ainda em seu pronunciamento, Quintino propôs à Fundação de Cultura uma ação para dar visibilidade a artistas caruaruenses durante o São João 2024. A proposta é de que artistas, nacionalmente conhecidos, convidem para o palco figuras caruaruenses, quando forem se apresentar.

A programação também agradou a vereadora Perpétua Dantas (PV), que enalteceu nomes como Jorge de Altinho e Alcymar Monteiro, na tribuna. A parlamentar frisou que uma de suas lutas é a valorização da cultura local e afirmou que, neste ano, isso foi considerado. O vereador Galego de Lajes (MDB) dividiu com os colegas seu entusiasmo com os artistas regionais confirmados e parabenizou o presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti, bem como todos os envolvidos.

Zona Rural

Galego de Lajes usou a tribuna para criticar o trabalho desempenhado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, que “deixa muito a desejar”, nas palavras do vereador. Os agricultores não têm suas demandas atendidas, denunciou o parlamentar, ao enfatizar que em toda a gestão do secretário Manoel Junior, diversos trabalhos não foram concluídos.

Acompanhe as atividades da casa pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. A próxima sessão ordinária será na terça-feira (5). Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.