Juristas são homenageados em Sessão Solene no Poder Legislativo de Caruaru

por Dayane Carvalho — publicado 22/09/2023 10h34, última modificação 22/09/2023 10h34
Colaboradores: Louzi Neves
Na emocionante ocasião, Márlon Reis e Joelson Dias revelaram o carinho e admiração que nutrem pela cultura caruaruense
Juristas são homenageados em Sessão Solene no Poder Legislativo de Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

Na noite de quinta-feira (21) a Casa Jornalista José Carlos Florêncio recebeu os juristas Joelson Costa Dias e Márlon Jacinto Reis para a entrega das Medalhas “Desembargador Amaro de Lira e César” e o Título de Cidadão de Caruaru para Joelson Dias. As honrarias foram propostas pelos vereadores Leonardo Chaves (PSDB) e Bruno Lambreta (PSDB). Em celebração à cultura popular de Caruaru – imensamente apreciada pelos homenageados – a Banda de Pífanos Nossa Senhora das Graças e o mestre Anderson do Pife executaram o Hino Nacional brasileiro, demonstrando a riqueza e versatilidade da nossa música.

Dias e Reis são reconhecidos por seus importantes trabalhos voltados ao fortalecimento da democracia. Mestre em Direito, Joelson já ocupou a vaga de Ministro do Tribunal Superior Eleitoral e participou de missões designadas pela Organização das Nações Unidas. Enquanto o Doutor Márlon ganhou notoriedade no combate à corrupção durante o período em que ocupou o cargo de magistrado, ao ser um dos redatores da Lei da Ficha Limpa.

O Presidente da Casa, vereador Bruno Lambreta, que concedeu o Título a Joelson Dias, comentou sobre as passagens que o advogado fez na cidade nos anos de 2016, 2017 e 2019, com palestras e aulas expositivas contribuindo para a educação jurídica na cidade. “O Título é um gesto de apreço e gratidão para pessoas que, apesar de não terem nascido em nosso solo, escolheram Caruaru para investir seu tempo, energia e amor”, explicou. Lambreta ainda parabenizou Márlon por seus serviços prestados em âmbito nacional e que trouxeram impactos positivos para o processo eleitoral da cidade.

A ética e moral dos homenageados foi parabenizada pelo Decano da Casa do povo. Em seu discurso, Chaves comentou sobre as crises políticas que o Brasil tem enfrentado nos últimos anos, mas que graças à autoridades como Márlon e Joelson, o país continua rumo ao progresso. “Hoje estamos homenageando dois dos maiores juristas do país”, declara Leonardo Chaves, autor do Decreto Legislativo que concedeu as medalhas a ambos homenageados. Bruno Martins, coordenador da Cenaleg, também proferiu congratulações. “Essa Casa se fortalece quando homenageia dois grandes juristas em uma solenidade”, comentou.

Os agraciados pelas honrarias agradeceram imensamente o carinho recebido e declararam a profunda admiração pela cultura do barro e da música caruaruense. O compositor Onildo Almeida, presente no evento, foi amplamente aclamado por Joelson e Márlon. “Hoje estou poeticamente feliz. E não há felicidade maior, do que a felicidade poética”, dissertou Reis. “Essa sessão é testemunho do acolhimento e gentileza que só o povo nordestino tem”, afirmou Dias.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.