Interlegis reuniu Câmaras em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 13/06/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h49

Na última sexta-feira (12) aconteceu o encerramento das oficinas Interlegis, promovidas em parceria pela Câmara Municipal de Caruaru e o Instituto Legislativo Brasileiro – ILB, do Senado. Ao longo de toda a semana, 40 representantes de diversas Casas Legislativas do Agreste e do Sertão, entre vereadores e assessores técnicos, participaram, no Salão Nobre Vereador Leonardo Chaves, das oficinas Portal Modelo, onde eles aprenderam a criar os portais de suas Câmaras na internet (a exemplo do que já fez a Câmara Municipal de Caruaru) e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL, uma ferramenta de automatização das atividades legislativas.

Ministradas pelos instrutores do ILB, Adalberto Alves de Oliveira e Rodrigo Luz, as duas oficinas foram consideradas muito produtivas, especialmente para as Câmaras que não tinham ainda conseguido lançar seus sites e implantar o Portal da Transparência.

“A estrutura da Câmara é a ideal para o treinamento, o espaço físico é excelente, a estrutura de tecnologia também, os computadores e a internet tudo deu muito certo. Então fluiu muito bem e o resultado foi 100%”, avaliou Rodrigo Luz, instrutor da Oficina SAPL.

O instrutor da Oficina Portal Modelo, Adalberto Alves de Oliveira, apresentou, entre os exemplos funcionais de sites de Casas Legislativas, o Portal da Câmara Municipal de Caruaru. “O trabalho que a Câmara vem fazendo é muito bom, o Portal é muito interessante, tem as informações lá de transparência, em suma o trabalho que a Câmara já faz é um excelente trabalho, inclusive junto à comunidade”, disse o instrutor.

A agente de Controle Interno da Câmara Municipal de Serra Talhada, Cláudia Carvalho, considerou muito útil o conteúdo das oficinas. “É tudo que as Câmaras precisavam há muito tempo, que eu pensava em um trabalho dessa forma, de informatizar, de tornar as coisas mais práticas. Na Assembleia, qualquer cidadão tem acesso e imprime as leis que procura, já nas Câmaras pequenas não, tem que ir em índice de lei manual, tem que pesquisar. Caruaru está sendo modelo de avanço, é o que precisa até para a imagem do Legislativo”, disse a controller serratalhadense.

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), anfitrião do evento, também avalia positivamente os trabalhos sediados na Casa: “Foi um sucesso muito grande, tanto na abertura na ACIC, quando tivemos o auditório completamente lotado, quanto nas oficinas. A Câmara cumpriu o que se propôs a fazer e trouxe, junto com o senador Douglas Cintra, os técnicos do ILB para preparar representantes de diversas Câmaras de toda a região, para que fizessem o que a Câmara de Caruaru vem fazendo há muito tempo e ter o Portal da Transparência, com todas as informações do Legislativo ao inteiro dispor de toda a população, como já fazemos aqui”. Leonardo adiantou ainda que um dos pontos debatidos na Oficina Portal Modelo, a migração dos dominíos das Casas Legislativas para “ponto leg”, em vez de “ponto gov”, foi solicitada há dois anos . “Essa alteração, que nos vai dar maior autonomia, pois deixaremos de ser apêndice do governo municipal, foi pedida desde 2013, mas ainda não nos atenderam. Acredito que, depois da realização dessas oficinas, vamos conseguir isso”, conclui o presidente.

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara