Instituto Histórico de Caruaru realiza evento alusivo à criação do Poder Legislativo

por Dayane Carvalho — publicado 22/08/2023 11h23, última modificação 22/08/2023 11h23
Colaboradores: Louzi Neves

Foto: Vladimir Barreto

A noite de segunda-feira (21) foi marcada pelo resgate histórico sobre a contribuição social e cultural do Poder Legislativo de Caruaru. O momento seguiu o calendário da 16º semana cultural do Patrimônio Histórico de Pernambuco.

Estiverem presentes na ocasião a Presidente do Instituto Histórico de Caruaru (IHC), Cláudia Pinto; o Presidente da Fundação de Cultura, Herlon Cavalcanti; o Presidente da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (Acaccil), Paulo Muniz; parlamentares, historiadores e representantes de instituições municipais.

Os professores Josué Euzébio e Edvalda Miranda utilizaram a oportunidade para contar a história do município e a construção da Câmara Municipal. Os mestres relataram a trajetória de Caruaru desde do Brasil colonial até a atual formação e afirmaram a importância do Poder Legislativo para resguardar o patrimônio social, cultural e institucional da cidade.

Em agosto de 1848, há 175 anos, foi promulgada a lei que transformou Caruaru em vila e determinou a eleição para a criação da Câmara. Em setembro do ano seguinte, 1849, ocorreu a posse da primeira legislatura.

Em comemoração à data histórica para o Poder Legislativo e seu papel na formação do município, o sócio fundador do IHC, Bernardo Barbosa, entregou uma homenagem ao Poder Legislativo nas mãos do Presidente, Bruno Lambreta. “Momentos como esse devem ser repetidos e realizados nos colégios do nosso município, para que a memória de Caruaru seja valorizada e cultivada”, afirma.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira  também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.