Impacto das chuvas no município é debatido em Plenário

por Comunicação — publicado 31/05/2022 22h47, última modificação 31/05/2022 22h47
Impacto das chuvas no município é debatido em Plenário

Foto: Vladimir Barreto

Em Reunião Plenária na terça-feira (31), após um minuto de silêncio em homenagem às vítimas das chuvas na Grande Recife, através de solicitação da vereadora Perpétua Dantas (PSDB), o coordenador de Defesa Civil de Caruaru, Kleber Aleksander fez uma explanação sobre as ações e cuidados preventivos para moradores de áreas de risco do município. Apresentou em seu discurso as medidas e equipamentos da Defesa Civil para a região de Caruaru: Estação hidrológica de monitoramento do Rio Ipojuca, localizada no Distrito Industrial, uma estação meteorológica na Serra dos Cavalos, diversos pluviômetros automáticos para medir o volume de chuvas, além de aplicativos em tempo real com medição de alterações climáticas e espaciais para antecipar e agir de acordo com a gravidade da situação. "Para o agreste, temos um grupo específico que monitora toda a bacia do Rio Ipojuca, com recebimento de informações in loco para possíveis enchentes e a Secretaria de Serviços Públicos mantém a calha do rio limpa, sem obstruções, o que reforça a necessidade da ajuda de todos, da população, sem jogar lixo e consequentemente assorear nosso rio", disse.

As vereadoras e vereadores presentes expressaram frases de solidariedade e consternação para as vítimas da tragédia ambiental em Recife. O presidente da Casa Legislativa, Bruno Lambreta (PSDB), pôs o Poder Legislativo à disposição da Defesa Civil para divulgação e transmissão das atividades. Na tribuna, Lambreta ainda externou preocupação com a recorrência das fatalidades ambientais ocorridas no Brasil. Em seu discurso, Jorge Quintino (SOLIDARIEDADE) lembrou da vulnerabilidade das pessoas expostas a situações de risco. "A falta de políticas habitacionais que promovam moradia adequada para as famílias cria a tragédia que testemunhamos. Esperamos que no futuro isso seja diferente, com cidades mais justas", concluiu. Perpétua concordou com o discurso e reforçou a necessidade de mudança nos projetos de habitação nos municípios para que as tragédias ambientais e sociais diminuam.

Anderson Correia (PP) falou sobre sua visita a Recife para fiscalizar o estado dos animais não-humanos. "Não é menosprezar a situação dos humanos, mas os animais também devem ser resgatados. Testemunhamos cães, gatos, gado, ilhados, abandonados e é preciso diminuir também seus sofrimentos", alertou. Também pediu uma sensibilização ao poder público municipal para melhorar o salário defasado dos médicos e profissionais veterinários.

O parlamentar Ranilson Enfermeiro (PSDB)  comentou sobre sua preocupação na organização do São João no Alto do Moura, devido a atrasos ocorridos em eventos passados. Pediu atenção às autoridades competentes para que haja uma prévia solução e não dificulte a realização da festa. Fagner Fernandes (PDT), falou sobre seu requerimento que visa cuidar e prevenir os maus-tratos aos animais no São João de Caruaru, além do incentivo, durante os shows, à adoção de animais abandonados.

Ainda na reunião, os parlamentares votaram 54 matérias da ordem do dia, entre projetos de lei, requerimentos e indicações aos órgãos públicos competentes.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).