Imortal da ACACCIL é agraciado com Título de Cidadão de Caruaru em Sessão Solene nesta quarta-feira (30)

por Dayane Carvalho — publicado 31/08/2023 11h40, última modificação 31/08/2023 11h40
Colaboradores: Louzi Neves
O senhor José Lucas da Silva recebeu homenagem a partir de propositura da vereadora Perpétua Dantas (PV)

Foto: Vladimir Barreto

Em uma ocasião marcada por emoção e descontração, o ilustre José Lucas da Silva recebeu o Título de Cidadão de Caruaru pelas mãos da vereadora Perpétua Dantas, durante solenidade que ocorreu na sede do Poder Legislativo de Caruaru, na noite de quarta-feira (30). Membros da Academia Caruaruense de Ciências, Culturas e Letras (ACACCIL); da União Brasileira de Escritores, núcleo Caruaru; do Movimento dos Focolares; do Centro de Educação Popular Assunção; do Colégio Sagrado Coração; e do Poder Legislativo da cidade de Jupi estiveram presentes na homenagem.

Natural do município de Calçado – hoje território pertencente à cidade de Jupi –, José Lucas da Silva tem uma brilhante trajetória acadêmica e profissional. Em 1968, foi aprovado no concurso do Banco do Brasil e no mesmo ano passou no vestibular para o curso de Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), onde começou a frequentar e se sentir atraído pela Princesinha do Agreste. Apenas em 1976, conseguiu se mudar de vez para a cidade. Hoje o mestre ocupa a cadeira 27 da ACACCIL, é membro da União Brasileira de Escritores de Caruaru e autor de três grandes obras.

Um dos seus filhos, André Felipe Pontes, discursou sobre a grande figura que é seu pai. Com muito bom humor, contou sobre o apoio, cuidado e zelo recebido durante os anos. O exemplo de cidadão foi citado na fala do primogênito. “Hoje, tudo o que consegui, foi graças ao meu pai”, revelou.

Sobre a espiritualidade e religiosidade do homenageado, o seu irmão, Maurício Lucas, comentou emocionado sobre a fé do ilustre mestre. A devoção ao catolicismo e ao Movimento Focolare foi relembrada por Maurício. Para ele, o irmão trabalha para que a religião seja expandida e fortalecida na cidade. “O título de hoje é um reconhecimento pelo grandioso trabalho que você presta para Caruaru”, comentou.

A propositora da matéria parabenizou José Lucas e afirmou que “hoje Caruaru, lhe recebe, oficialmente, de braços abertos”. No momento, Perpétua leu também as homenagens do Magnífico Reitor da Asces-Unita e Presidente da ACACCIL, Paulo Muniz, e do bispo Dom Bernardino Marchió. Muniz destacou em sua carta a imensa contribuição do homenageado às Letras e educação da cidade. Enquanto o bispo lhe concedeu graças e a benção da Padroeira de Caruaru, Nossa Senhora das Dores.

Bastante emocionado, o grandioso mestre da educação agradeceu a presença de todos e declarou seu amor pela cidade. Informou que visitou Caruaru pela primeira vez aos 12 anos com o seu pai. Desde então, ficou encantado por tudo que encontrava no município. Por aqui, também conheceu a esposa Terezinha de Jesus, fazendo com que se apaixonasse ainda mais pela cidade.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.