Idosos e população rural de Caruaru foram temas entre o parlamento

por Fernanda Lira — publicado 10/11/2023 00h15, última modificação 13/11/2023 09h23
Colaboradores: Risoni santos
Idosos e população rural de Caruaru foram temas entre o parlamento

Vladimir Barreto

Na sessão ordinária desta quinta-feira (9), na Câmara de Vereadores de Caruaru, a qualidade de vida dos idosos e dos moradores da zona rural do município, além do meio ambiente, foram destaques nas discussões do Poder Legislativo. A recente anulação da lei de gratuidade no transporte público para idosos entre 60 e 64 anos voltou a ser destacada na tribuna pelos vereadores, assim como as dificuldades impostas pelo difícil acesso à água.

A questão técnica que implicou na anulação da lei pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) pode ser resolvida se uma nova lei partir do poder executivo. Carlinhos da Ceaca (MDB) iniciou o debate convidando seus colegas a agirem em prol dos idosos que perderão o direito à passagem gratuita. O professor Jorge Quintino (SOLIDARIEDADE) criticou o descaso com as pessoas que serão afetadas pela decisão e com todos que utilizam o transporte público, pelo alto valor da passagem e a baixa qualidade do serviço. Cabo Cardoso (PP) reforçou seu compromisso na resolução da problemática.

Meio ambiente

Anderson Correira (PP) destacou a necessidade de punições mais efetivas a quem destrói árvores na cidade, uma vez que representa um grande problema ecológico. Leonardo Chaves (PSDB) chamou atenção para os fatos de que poucas plantações são feitas na cidade, por pouco incentivo, e muitas vezes de forma incorreta, com espécies sendo plantadas em locais que não ajudam seu desenvolvimento.

Qualidade de vida na zona rural

Os vereadores Galego de Lajes (MDB) e Val Lima (União Brasil) foram à tribuna em prol da população da zona rural de Caruaru. Críticas sobre a possibilidade de reduzir a distribuição de água dos moradores rurais para distribuir melhor na zona urbana foram feitas pelos parlamentares. Lima pontuou a urgência na resolução por parte da Compesa nas recentes dificuldades de acesso à água que a cidade vem lidando.

Outras questões foram tratadas na sessão. Mauricio Caruaru (PODE) e Nelson Diniz (CIDA) reforçaram o papel do parlamento de legislar, e de que é preciso apoio e verba para que saiam do papel as demandas da população. Bruno Lambreta (PSDB) ressaltou, entre outros temas, o valor significativo que a Casa tem em atribuir reconhecimento a diversas personalidades sociais, a partir da entrega de honrarias. O presidente adiantou que o senador Humberto Costa, devido a sua atuação política em prol da cidade, será uma das personalidades reconhecidas pela Casa Legislativa. A importância dos serviços de saúde pública, em prol das gestantes, terem boa qualidade foi pontuada por Aline Nascimento (CIDA).

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.