Humberto Bonny é homenageado em solenidade nesta segunda-feira (5)

por Dayane Jeniffer Silva Carvalho publicado 13/06/2023 20h39, última modificação 13/06/2023 20h39
5 jun. 2023
Humberto Bonny é homenageado em solenidade nesta segunda-feira (5)

Foto: Vladimir Barreto

A Sessão Solene de segunda-feira (5) concedeu Título de Cidadania e Medalha de Honra "Maestro Matias Malaquias" ao ilustre cantor e compositor José Humberto do Nascimento Santana, conhecido artisticamente como Humberto Bonny. As homenagens seguem os Projetos de Decreto Legislativo de autoria do ex-vereador Edjailson da Caru Forró. Representantes do Centro de Tradições Culturais de Caruaru, do Instituto João Natan, da TV Caruara, além do cantor Gilvan Neves e do poetisa Nadir Ribeiro estiveram presentes na solenidade.

Em sua fala, o propositor das matérias narrou a nobre trajetória de Bonny. Natural da cidade de Bonito, o artista iniciou sua carreira na década de 1980. Suas canções foram reproduzidas por outros grandes nomes da música nordestina, entre eles, Santana, Adelmário Coelho, Azulão e Azulinho. Também compôs a canção “São João de Outrora”, cantada pela banda Fulô de Mandacaru no final do programa Super Star da Rede Globo. Bonny possui uma rica discografia, com cinco CD’s e dois DVD’s.

Os amigos do homenageado elogiaram imensamente a contribuição de Humberto à cultura da cidade. Ercio Marinho comentou sobre as belíssimas composições do artista, que sempre são reproduzidas por outros cantores. Enquanto Paulo Morato parabenizou o homenageado por levar o nome de Caruaru para outros estados e países. O Decano da Casa, Leonardo Chaves (PSDB) completou as homenagens afirmando que “há pessoas que se engrandecem com o título recebido e há pessoas, como Bonny, que engrandecem o título que recebem”.

Em seu momento, o homenageado relembrou os desafios que superou para conseguir chegar a este momento e agradeceu a todos os familiares e amigos presentes. Bonny foi enfático ao defender a cultura popular nordestina, que deve ser valorizada e preservada. Citou também a importante iniciativa do São João na Roça, no qual preserva a cultura local e democratiza a festa.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.