Histórico zagueiro do Central Sport Clube recebe Medalha de Honra ao Mérito na Câmara de Caruaru
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite desta segunda-feira (17), sessão solene para entrega da Medalha de Honra ao Mérito “Gercino Pereira Tabosa” ao ex-atleta Gilvan dos Santos, conhecido como Timbó, um dos maiores ícones da história do Central Sport Club. A homenagem foi proposta pelo vereador Bruno Lambreta (PSDB) e reuniu autoridades, torcedores e familiares do ex-atleta.
Ao falar da honraria, Lambreta destacou o brilhante legado do zagueiro e indagou: “Quem não tem em seu coração, aqui em Caruaru, um lugarzinho especial pro Central?”. Nascido em 1958, em Maceió, Timbó começou a carreira no CSA, passou pelo Campinense e alcançou projeção nacional no Central de Caruaru, onde se tornou capitão e referência, participando da elite do futebol na época da Taça de Prata. Ele ainda teve passagem internacional pelo Espinho, de Portugal, e encerrou a carreira em 1994, após atuar por clubes como Cruzeiro de Alagoas e Porto de Caruaru, contou o propositor.
Ao ser chamado para compor a mesa, Timbó entrou no plenário segurando o troféu conquistado pelo Central em 1986, quando o clube venceu o Campeonato Brasileiro da Série B. A mesa foi composta pelo presidente do Central, Sivaldo Oliveira, pelo presidente da Câmara e propositor da homenagem Bruno Lambreta, pelo grande homenageado da noite e pelo vereador Anderson Correia, 1º secretário da Casa.
O presidente do Central resgatou memórias do time de 86, que foi “imbatível”, segundo ele. No mesmo sentido foi a fala do senhor Huds Vila Nova, que contou que Timbó era o pilar do time. “Sua presença impunha respeito em uma época de grandes duelos no futebol pernambucano”, ressaltou.
A tribuna também foi usada pelos vereadores Carlinhos da Ceaca e Anderson Correia. Carlinhos, que é paraibano, destacou seu acompanhamento da trajetória de Timbó no time Campinense. “É o rei do Nordeste”, expressou. Já o vereador Anderson Correia destacou que Timbó tem dois amores: Central e Caruaru. “Há quem nasça em Caruaru e há quem permita que Caruaru renasça dentro de si. Quem chega de fora e fica escolhe essa terra por amor”, destacou Anderson, em carinho ao alagoano.
Ainda na tribuna, o radialista Warley Santos reforçou a paixão alvinegra e parabenizou o homenageado. “O Central é bom porque vocês fazem o Central ser bom”, disse Rafiê Delon, secretário executivo do Coniape, ao cumprimentar a torcida presente. Depois, frisou que o Timbó de 86 é o mesmo de 2025, sendo luz e simplicidade para tantos novos nomes. Ele ainda destacou o valor de instituições centenárias como o Central e dedicou um “viva” ao clube, ao homenageado e à Casa Jornalista José Carlos Florêncio.
Caruaru é da gente, Central é da gente, expressou, finalmente, o grande homenageado da noite, Timbó, que agradeceu todo carinho recebido pelos presentes, encerrando o momento especial.