Fome e enchentes tomam centro de debate em Sessão Ordinária

por Fernanda Lira — publicado 20/02/2024 20h30, última modificação 20/02/2024 22h28
Colaboradores: Catiane Damas
Fome e enchentes tomam centro de debate em Sessão Ordinária

Foto: Vladimir Barreto

O Poder Legislativo de Caruaru discutiu, nesta terça-feira (20), o combate à fome e o controle de enchentes, dentre outras questões.

Combate à fome

Nelson Diniz (CIDA) usou a tribuna para falar sobre a fome. “A maior tristeza de um ser humano é não ter o que comer”, afirmou o vereador, ao defender a necessidade e importância de instalar em Caruaru cozinhas comunitárias, estabelecimentos que auxiliam no combate à fome. O parlamentar destacou seu requerimento de 2021 sobre o tema e disse entender as limitações de recursos naquele momento, devido a pandemia. Contudo, Nelson afirmou ter esperança de que agora, na gestão de Raquel Lyra, o governo pernambucano se mobilize pela causa.

Saúde

O encerramento das atividades do Hospital Jesus Nazareno, popularmente conhecido como Fusam, continua preocupando os parlamentares. O Professor Jorge Quintino (SOLIDARIEDADE) explicou que, mesmo com a justificativa do governo de Pernambuco de que os serviços ofertados pela unidade serão transferidos para o Hospital da Mulher - que está em construção, a atitude deve ser repensada devido a fatores como a alta demanda de pacientes em Caruaru e cidades vizinhas. “Em breve, ela será uma unidade superlotada”, opinou Quintino sobre o novo hospital, ao argumentar que as duas unidades devem funcionar.

Perpétua Dantas (PV) parabenizou a participação cidadã de todas as pessoas que comungaram do ato que protestou a decisão estadual, ocorrido nesta segunda-feira (19), em frente à Fusam. A vereadora reforçou a fala de Quintino: “é preciso acrescentar serviços e não preconizar”, e também frisou seu pedido de audiência pública para tratar da questão, pois “essa Casa não estará distante e nem apática ante os graves problemas a serem resolvidos aqui em Caruaru”, pontuou a parlamentar.

Ainda na temática da saúde, os dois vereadores fizeram críticas ao descredenciamento do SASSEPE - Sistema de Assistência à Saúde de Pernambuco, nos serviços ofertados aos servidores públicos pelo Hospital Santa Efigênia.

Políticas contra enchentes

O vereador Filipe José (PTB) pediu a Prefeitura de Caruaru que estude a possibilidade da construção de barragens, na tentativa de conter enchentes, e narrou uma situação particular no residencial Demóstenes Veras, em que ruas inundavam mesmo com a existência de um açude próximo e o mesmo já não existe mais; o que coloca os moradores em risco.

Estradas rurais

Filipe também retomou a pauta das estradas rurais para lembrar que o período de chuvas, que atrapalha no trabalho de restauração, se aproxima e, portanto, as requalificações devem ser feitas o quanto antes. O vereador enfatizou a importância de que os trabalhos realizados sejam feitos com qualidade, para maior durabilidade, e destacou um trecho de 6km que liga Nina Liberato a Vila de Xicuru, no Quarto Distrito, onde há um alto fluxo de veículos.

Bruno Lambreta (PSDB) e Carlinhos da Ceaca (MDB) também demonstraram sua preocupação acerca dos problemas no asfalto de Xicuru que está em obra.

Na sessão, o presidente da Casa - Bruno Lambreta, Perpétua Dantas e Leonardo Chaves (PSDB) se solidarizaram com o vereador Ricardo Liberato (PSDB), que está se recuperando após um acidente que fraturou uma de suas pernas. Ricardo, que assistiu a reunião ao vivo de casa, agradeceu a solidariedade de todos.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.