Fibromialgia e políticas de inclusão são temáticas abordadas em audiência pública nesta sexta (10)
A Casa Legislativa de Caruaru promoveu, na manhã desta sexta (10), audiência pública visando discutir a fibromialgia, suas causas, impactos e os caminhos para aprimorar as políticas públicas voltadas às pessoas que convivem com a síndrome. A iniciativa foi proposta pelo vereador Professor Jorge Quintino (PODE).
O encontro contou com a presença de autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil. Compuseram a mesa: Alison Anjos, da Coordenação da Pessoa com Deficiência do Estado de Pernambuco; Nadja Kelly, secretária municipal de Saúde de Caruaru; e Dr. Osmel Mayol, médico reumatologista. Também participaram o vereador Mano do Som (PDT) e diversos representantes de instituições e entidades ligadas à temática da saúde e dos direitos das pessoas com deficiência.
Durante sua fala, o propositor destacou a importância de promover espaços de escuta e acolhimento. “A partir de um diálogo construído de forma profunda com o presidente da Casa, nós reconhecemos aqui na Câmara de Vereadores de Caruaru algo que os orientais bem fazem: a casa do povo precisa valorizar muito a ‘ouvida’. Precisamos ouvir mais para poder falar de forma mais assertiva. E, nesse caso específico, ouvir quem foi calado historicamente — as pessoas com fibromialgia — que foram invisibilizadas na história”, afirmou o vereador Professor Jorge Quintino (PODE).
Representando o Governo do Estado, Alison Anjos ressaltou a relevância da discussão após a promulgação da Lei nº 15.176/2025, que reconhece a fibromialgia como deficiência em Pernambuco. “É muito importante estarmos dialogando sobre essa temática, principalmente agora, depois da lei que passou a considerar a fibromialgia uma deficiência”, disse.
Em sua fala inicial, a secretária municipal de Saúde, Nadja Kelly, destacou os desafios enfrentados pela gestão para ampliar o atendimento.
O médico Dr. Osmel Mayol enfatizou que a fibromialgia é uma condição real e que precisa ser tratada com sensibilidade e conhecimento técnico. Fez uma extensa apresentação tratando em detalhes todas as nuances da fibromialgia.
O ortopedista Dr. Alexandre Rêgo Filho abordou os critérios de avaliação clínica e a necessidade de maior atenção à doença, que afeta majoritariamente mulheres. Citou dados internacionais, exemplificando que, nos Estados Unidos, cerca de 4% da população é acometida pela síndrome.
Também presente, o vereador Mano do Som (PDT) destacou ações do mandato em prol da causa, defendendo a criação de políticas públicas de apoio e reabilitação. “Solicitamos a criação do Centro Municipal de Fisioterapia e Reabilitação da Fibromialgia, visando à melhoria da qualidade de vida desses pacientes. É necessário sensibilidade, empatia e justiça social”, afirmou. “Além disso, em conjunto com o vereador Professor Jorge Quintino, estamos propondo a criação da Comissão Municipal Permanente de Apoio à Pessoa com Deficiência e de Apoio à Pessoa com Fibromialgia, que terá como objetivo criar políticas públicas, acompanhar a execução de programas de saúde e garantir que a voz dessas pessoas seja ouvida nas instâncias municipais, estaduais e federais”, completou.
Representando o grupo FibroCaruaru, Maria Gisélia Alves destacou a necessidade de políticas públicas efetivas. “O que a gente pede nessa audiência? Qualidade de vida. Precisamos ter um plano de tratamento com acesso ao SUS, com qualidade”, afirmou.
Outros integrantes da associação também fizeram uso da palavra, reforçando as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com fibromialgia e a importância da rede de acolhimento.
Participaram ainda do encontro: Karla Maciel Gomes Coelho, secretária executiva de Saúde de Caruaru; Kátia Simone Ramos, secretária executiva de Governo; Paulo Augusto, gerente-geral da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome; Letícia Galvão, da IV Gerência Regional de Saúde; Fábio Eduardo Rodrigues de Lima, coordenador de Políticas de Saúde da Pessoa com Deficiência; além de representantes da OAB Caruaru, da CDL Caruaru, e demais convidados.
Nos encaminhamentos finais, Alison Anjos apresentou programas do Governo de Pernambuco voltados às pessoas com deficiência, reforçando a construção de um Centro de Reabilitação em Caruaru e divulgando o portal fibromialgia.saude.pe.gov.br e o número (81) 3184-0575 para dúvidas sobre a Carteira da Fibromialgia.
Nadja Kelly reforçou os avanços e a necessidade de integração entre as esferas municipal e estadual. Já Dr. Osmel Mayol concluiu com um apelo por respeito e empatia: “Há muito tempo, quando comecei minha jornada, havia muitas coisas que eu não conseguia entender. E uma coisa que eu tenho aprendido na minha caminhada é o seguinte: vocês, mulheres com fibromialgia, eram acostumadas a ouvir frases pejorativas. Se nós não trouxermos à luz os fatos, mesmo que nos doa, nunca conseguiremos encontrar uma solução”, afirmou.
Encerrando o debate, o propositor Professor Jorge Quintino (PODE) reiterou o compromisso da Câmara com a pauta: “Essa pauta era invisível. Ela não é mais invisível. Já avançamos em alguns pontos e vamos avançar mais na construção de políticas públicas para serem colocadas em prática no município”, disse.
O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), também participou da audiência e destacou a importância da sensibilidade diante do tema. “Infelizmente, dentro da sociedade que temos hoje, a sensibilidade está se perdendo. Queria aproveitar a presença dos doutores aqui para pedir que levem essa discussão ao Conselho Regional de Medicina, diante dos vários relatos. Se você não ama o que faz, não vale a pena”, afirmou.
A audiência pública reafirmou o compromisso do Legislativo Municipal com o diálogo e a promoção de políticas inclusivas voltadas às pessoas com fibromialgia, fortalecendo o papel da Câmara como espaço de escuta e de construção coletiva.