Falta de estrutura do Instituto Agronômico de Pernambuco em Caruaru, é discutida em audiência

por Comunicação — publicado 18/04/2022 18h39, última modificação 18/04/2022 18h39
Falta de estrutura do Instituto Agronômico de Pernambuco em Caruaru, é discutida em audiência

Foto: Vladimir Barreto


A situação estrutural da Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), foi discutida em audiência pública, na segunda-feira (18), através do requerimento nº 859/2022, do vereador Filipe José (PTB). A ocasião reuniu, no plenário da Casa, agricultores, representantes de associações e o secretário executivo de Desenvolvimento Rural de Caruaru, Wesley Nascimento. Na tribuna, o vereador Filipe falou sobre a importância do IPA para a agricultura do município e sobre o desamparo do Governo do Estado com o equipamento. Entre as queixas, estão o déficit de funcionários, veículos danificados e falta de equipamentos. 

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Romário Santos e o presidente do Conselho Municipal Unificado De Desenvolvimento Rural Sustentável de Caruaru, Paulo Augusto, falaram sobre o fortalecimento que o IPA proporciona a agricultura familiar, com as pesquisas, assistência técnica aos  produtores rurais, bem como no controle de pragas. Entre as melhorias para o IPA, Romário destacou: a realização de um concurso público; requalificação da estação experimental; distribuição de sementes de sorgo, milho, feijão, palma forrageira; o retorno de atividades de criação e melhoramento genético de matriz de gado de leite e corte; bem como parcerias com associações para concessão de áreas de plantio.  

O gerente da Estação Experimental do IPA de Caruaru, Francisco Abel, declarou que parte das dificuldades enfrentadas pelo equipamento é decorrente da crise econômica e da pandemia, mas que o instituto agora conta com uma nova diretoria e que eles têm estudado ações de controle da crise. 

“Precisamos dar estrutura para que o homem e a mulher do campo possam desenvolver suas atividades, gerar emprego e renda, dentro do seu espaço rural”, afirmou o secretário executivo, Wesley Nascimento. Questionado sobre as políticas públicas municipais, como o Programa Terra Pronta, atualmente suspenso, Nascimento disse que a pasta tem desenvolvido ações voltadas para agricultura familiar.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).