Estudantes conhecem atribuições do Legislativo em visita à Câmara

por Victor Vargas — publicado 20/04/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h48

Na última sexta-feira (17), a Câmara Municipal de Caruaru recebeu a visita de alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Exato. Acompanhados da professora de Geografia, Cristiane Magalhães, eles ocuparam o plenário, onde puderam conversar com os parlamentares sobre vários temas, como saúde, educação, ação social e infraestrutura. Eles foram recebidos pelo vereador Demóstenes Veras (PROS) e pelo presidente da Casa, vereador Leonardo Chaves (PSD).

A iniciativa da visita foi da Profª Cristiane Magalhães, que destacou a importância do encontro com os parlamentares: “A Câmara é justamente a Casa do Povo – que poucos deles conhecem – e conhecer um pouco mais também sobre o Poder que eles estudam em sala de aula, que é o Poder Legislativo, pregado lá por Montesquieu, então eles conhecem na prática o que eles vêem em sala de aula”. O aluno Daniel Alexandre dos Santos, de 15 anos, corrobora a opinião da professora: “Ao conhecer a Casa, pudemos ver um pouquinho como funciona o Poder Legislativo da cidade, pudemos conhecer alguns dos vereadores da Casa, pudemos saber como funciona um pouco das nossas leis. Seria bom para outras escolas também virem conhecer a Casa, e até para a população, porque é uma Casa aberta ao povo, deveria ser visitada com mais frequência”.

Para o vereador Demóstenes Veras, conversar com os estudantes é sempre muito bom, pois funciona como uma troca de aprendizado, para os alunos, que aprendem como os poderes funcionam na prática, e para os vereadores, que podem escutar críticas e receber sugestões. “A juventude está um pouco afastada da política, até por conta do que tem acontecido no País, como um todo, com essas corrupções, com as safadezas e a gente tem que conversar com eles, mostrar qual é o trabalho de um parlamento, mostrar qual é o trabalho de um vereador, estimulá-los a participar da política e nós conseguimos aqui, graças a Deus”.

“A Câmara Municipal está sempre aberta para o intercâmbio de conhecimentos com os estudantes, inclusive, com a recuperação do Arquivo Público, estamos disponibilizando uma ampla documentação da história de Caruaru para os estudantes e pesquisadores”, frisou o presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves.