Estrutura provisória do Mercado de Carne no Parque 18 de Maio é debatida nesta sexta (03)

por Louzi Neves - Núcleo de Comunicação Social — publicado 03/12/2021 15h25, última modificação 03/12/2021 15h33
Proposta pelos vereadores da oposição, a Audiência Pública contou com a participação do Secretário de Serviços Públicos.
Estrutura provisória do Mercado de Carne no Parque 18 de Maio é debatida nesta sexta (03)

Foto: Diego Figueiredo

 

As dificuldades vivenciadas pelos marchantes e frequentadores do Mercado de Carne - com a estrutura provisória em virtude das obras de requalificação no Parque 18 de Maio, foi tema de audiência pública na manhã desta sexta-feira, 3 de dezembro, na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. O rito foi presidido pelo 2º Vice-presidente da Câmara, o vereador Ricardo Liberato. 

A preocupação dos vereadores Fagner Fernandes (PDT) - Líder da oposição, Perpétua Dantas (PSDB) e Cabo Cardoso (PP) foi transformada em debate, trazendo a tona as fragilidades estruturais temporárias enfrentadas pelos feirantes do açougue, alocados no terreno próximo ao Sesc. Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Serviços Públicos, Ytalo Farias, e a senhora Eveline Rafaela, representando os marchantes. 

A senhora Eveline apontou dificuldades para a permanência das atividades no local. "Estamos precisando de apoio, por isso estou aqui clamando. Muitos clientes estão deixando de frequentar por causa da higiene do local e do calor. Estamos precisando de uma solução, pois 50% da nossa renda caiu", revelou a marchante. 

O vereador Fagner Fernandes expôs queixas ouvidas por feirantes, afirmando grande queda nas vendas e condições desfavoráveis para acondicionar os produtos, que são perecíveis. "A infraestrutura lá não está boa. Sabemos que toda mudança traz transtornos, mas a forma que está, não tem condições. Que a Prefeitura possa tomar outra iniciativa, com planos alternativos para que seja melhor para todo mundo, para os marchantes e, principalmente, para os compradores", ponderou o Líder da oposição. 

O parlamentar Cabo Cardoso, ao usar a tribuna, abordou outras duas questões: o ambiente excessivamente quente e a frágil higiene do local. "As festas de fim de ano estão chegando e a população flutuante dobra, mas aquele local não dispõe de comodidade para receber e nem dá condição de trabalho aos feirantes. Estive lá e soube que o Samu tem ido ao local para atender pessoas que passam mal com o calor. Somos a ponte do povo com o Poder Executivo e através do diálogo queremos levar as soluções para esse local", concluiu. 

A vereadora Perpétua Dantas ponderou sobre a resolução rápida de algumas situações, propondo ao Secretário ações voltadas para escuta dos marchantes e elaboração de um plano para solucionar pontualmente as questões mais urgentes, com definição de metas e prazos.  

A obra, que tem previsão de ser realizada em 12 meses, teve início no mês de outubro, impactando mais de 200 feirantes. De acordo com o Secretário Ytalo Farias, os recursos para a execução da obra já estão em caixa, o que torna todo o processo mais célere. "Sabemos da urgência da reforma do mercado de carne e da importância de ampliação dos negócios. Mais de 3 milhões de reais será destinado para esta reforma. Toda obra tem seus transtornos, e devemos minimizar esses transtornos", justificou o titular da pasta. 

Para assistir a audiência pública na íntegra, acesse nosso Facebook: Poder Legislativo de Caruaru.