Escritório de Direitos Autorais é solicitado para Caruaru

por Victor Vargas — publicado 20/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 14h41

Foi pensando em comodidade e agilidade que o vereador Gilberto de Dora (PSB) apresentou uma indicação solicitando a instalação de um Escritório de Direitos Autorais (EDA) em Caruaru. O EDA é uma extensão da Fundação Biblioteca Nacional que registra obras de qualquer caráter intelectual, como poemas, projetos, composições, averbações e roteiros.

Os EDA’s existem apenas nas grandes capitais do Brasil. Atualmente, qualquer pessoa do interior de Pernambuco que precise registrar uma obra tem que se deslocar para o Recife ou utilizar os serviços dos Correios. A instalação de um escritório em Caruaru traria agilidade para todos que moram na região.

“Geralmente o EDA funciona com apenas dois funcionários. Não precisa de uma grande estrutura. Minha sugestão é que ele seja instalado na biblioteca municipal ou dentro de algum cartório” explica o vereador Gilberto de Dora. O parlamentar ainda reforça a justificativa lembrando a grande quantidade de artistas que existe na região. “Caruaru é uma cidade que tem uma enorme produção cultural. Temos artistas como Valdir Santos, Neto Monteiro, Rosimar Lemos, Mestre Eudócio, Janduhy Finizola, e tantos outros que vivem em constante atividade intelectual e que só ganhariam com isso”.

A indicação foi aprovada por unanimidade na sessão desta quinta-feira (19).

Carlos Plácido/AI vereador Gilberto de Dora