Entrevista: Leonardo destaca saldo positivo em 2015

por Victor Vargas — publicado 31/12/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h53

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), integrante da Comissão de Representação durante o recesso parlamentar, concedeu entrevista à AscomCâmara onde faz um balanço das ações da Câmara Municipal de Caruaru nesta 3ª sessão da 16ª legislatura.

– Como o senhor avalia esse ano de 2015 para o Poder Legislativo?
Em termos de poder foi um ano muito bom, positivo. Analisamos vários projetos do prefeito José Queiroz e também dos vereadores. Eles foram discutidos e votados – alguns polêmicos, como a transferência da Feira da Sulanca – mas o saldo é muito bom. Cumprimos com o nosso papel.

– Qual o atual estágio de implantação da Escola Legislativa Ministro Fernando Lyra?
Tomamos todas as providências, o projeto de criação e o estatuto foram aprovados, nomeamos a comissão responsável e, no início do ano que vem, já será a implantação dos trabalhos da escola, fazendo convênio com outras entidades ligadas ao processo legislativo.

– Qual é a situação dos aprovados no concurso que a Câmara realizou este ano?
A partir do início de 2016 vamos começar a chamar os aprovados. Demoramos um pouco nesse processo por causa da violenta crise econômica que tomou o país inteiro e que nos deverá causar uma possível queda no duodécimo da Casa. Mas, mesmo que haja queda no repasse, nós vamos diminuir os cargos comissionados, no que for possível, para dar acesso aos aprovados no concurso.

– O que o senhor gostaria de destacar da sua ação parlamentar neste ano e quais as expectativas para 2016?
O destaque maior foi o trabalho que desenvolvemos durante o ano, com todas as dificuldades que tivemos desse entra e sai de vereadores – chegamos a 34 vereadores – envolvendo suplentes e o vereador José Ailton – hoje secretário de Desenvolvimento Rural, mas mesmo assim fizemos uma gestão equilibrada, transparente. Aperfeiçoamos e modernizamos os trabalhos da Câmara da melhor forma possível. Tudo isso pode ser conferido no site da Casa.

– Como o Poder Legislativo recebe a doação de terreno pelo Poder Executivo e quais as expectativas de futuro no projeto de uma nova Câmara?
Há uma expectativa muito grande e muito antiga sobre a construção de uma nova Câmara e nós tivemos o privilégio de sermos agraciados, na presidência da Casa, com esse terreno. Já tínhamos nos prevenido, inclusive criamos um fundo especial com o duodécimo que sobrava no final do ano (e que costumávamos devolver para o Executivo) para que esse recurso possa ajudar na construção da nossa sede própria. Então foi muito bom. A Câmara, mesmo com todo o processo de modernização que implantamos, tem um problema muito sério de espaço físico, que será resolvido com a construção de uma nova Casa.

– Financeiramente, como a Câmara fecha o ano de 2015?
Iremos fechar financeiramente tranquilos, com saldo positivo, tanto nos 70% relativos ao custo com pessoal como também nos 30% relativos ao custeio da Casa. Mesmo tendo que pagar a mais da quantidade de vereadores que foram eleitos, nós, de forma correta, administramos sem que ultrapassássemos os limites constitucionais. A população pode acompanhar tudo isso no Portal da Transparência, que nós implantamos. É só acessar o site da Câmara e conferir.

Foto: Vladimir Barreto Rodrigues/AscomCâmara