Em solenidade, representantes da política, educação e cinema de Caruaru recebem honrarias na Casa Legislativa

por Dayane Carvalho — publicado 02/03/2024 08h37, última modificação 02/03/2024 08h37
Colaboradores: Louzi Neves
O político Leo Bulhões, o cineasta Helder Lopes e o professor Sussu foram os homenageados da noite

Foto: Vladimir Barreto

A partir de proposituras apresentadas pelo ex-vereador Daniel Finizola, a Casa Jornalista José Carlos Florêncio realizou, na noite de sexta-feira (1º), Sessão Solene e festiva em homenagem a Leonardo Bulhões,  Helder Pêssoa Lopes e Carlos Alberto Soares da Silva – popularmente conhecido como Sussu. O momento foi prestigiado pela Senadora Tereza Leitão, pelo Mestre Onildo Almeida, o Magnífico Reitor da Asces/Unita Paulo Muniz e outras figuras ilustres.

O professor Sussu foi agraciado com a medalha “José Condé”, pela dedicação na educação do município. Caruaruense, o educador é fundador e coordenador do cursinho popular Edilson Góis e do cursinho pré-ENEM do Colégio Diocesano de Caruaru, formações fundamentais para o ingresso dos jovens na educação superior. “Eu acredito na transformação que a educação pode causar, mas para isso, é necessário políticas de qualidade”, pontua Sussu.

Jornalista, cineasta e compositor, Helder Lopes é recifense e começou a se interessar por Caruaru nas conversas que tinha com o seu pai caruaruense. Seu interesse por música o levou a conhecer a obra do compositor Onildo Almeida. Dessa relação surgiu o filme “Onildo Almeida: groove man”. Mais tarde Lopes produziu o documentário “Pipoca Moderna”, em comemoração ao centenário de Sebastião Biano, mestre Fundador da Banda de Pífanos de Caruaru. Pela sua contribuição na preservação da memória e cultura local a partir do cinema, Helder também recebeu o Título de Cidadão Caruaruense. “O que me fez receber esse título foram os meus trabalhos que fiz em homenagem à essa gigante cidade”, afirmou.

Leonardo Bulhões Xavier nasceu em Recife e fez os cursos de Ciências Biológicas e Ciências Sociais. Em 2013 mudou-se para a Capital do Agreste à convite, para participar da Secretaria Municipal de Participação Popular. No ano seguinte assumiu a pasta, e graças ao seu exímio trabalho, foi premiado nacionalmente pela experiência em novas práticas para o Orçamento Participativo e no Prêmio Nacional dos Direitos Humanos. Atualmente, Bulhões faz parte da militância do Partido dos Trabalhadores (PT). Pela contribuição no desenvolvimento da cidade, recebeu o Título de Cidadão Caruaruense. “Sou muito feliz por participar do crescimento dessa cidade” e conclui: “hoje vocês podem me chamar de cidadão caruaruense”.

“Estou muito feliz por poder honrar pessoas que fizeram tanto por mim e pela cidade”, comentou o ex-vereador e propositor das matérias, Finizola. “Hoje homenageamos três figuras da arte, política e educação que são pautas interdisciplinares, e através delas, podemos melhorar nossa cidade”, pontuou a parlamentar Perpétua Dantas (PV). A Senadora Tereza Leitão também não poupou elogios aos homenageados, ressaltando o papel fundamental de cada um para Caruaru.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira  também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.