Em sessão plenária, coronel da Polícia Militar divulga queda nos homicídios em Caruaru

por LaisGuedes — publicado 16/03/2023 22h25, última modificação 03/05/2023 11h51
Colaboradores: Revisão: Risoní Santos

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara de Vereadores recebeu, na quinta-feira (16), o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Caruaru, coronel Adriel Serafim. Além de apresentar os números de apreensões de drogas e armas, Serafim divulgou dados positivos sobre a redução dos homicídios na cidade. “Conseguimos alcançar a maior redução desde 2004, quando começou a contagem. 2022 teve uma queda de 20% em relação a 2021”, apontou. O coronel também enfatizou a importância do registro das ocorrências pela população. O parlamentar Mano do Som (União) agradeceu, em nome do Poder Legislativo e da população caruaruense, pelos trabalhos realizados pela instituição.

Na sessão ordinária, os parlamentares também apresentaram voto de pesar pela morte de Leosvaldo Chaves Brito, filho do vereador Leonardo Chaves (PSDB).

Saúde

O Hospital da Mulher receberá R$ 5 milhões para o custeio de novos aparelhos, divulgou o vereador Jorge Quintino (SD). De acordo com o parlamentar, a emenda é do senador Humberto Costa (PT), que irá realizar o anúncio junto com o prefeito Rodrigo Pinheiro. Anderson Correia (PP) destacou o apoio do chefe do executivo pelo projeto de habilitação do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) ao Sistema Único de Saúde.

Infraestrutura

O vereador Carlinhos da Ceaca (MDB) expressou o seu descontentamento com a empresa responsável pela iluminação pública de Caruaru, a Enel X. Segundo ele, na reunião realizada na última terça-feira (14), não foi apresentada nenhuma solução definitiva pela companhia.

Maurício Caruaru (Podemos) reiterou a solicitação por um Centro de Abrigo para a Pessoa Idosa. Além disso, o vereador agradeceu pelo calçamento e serviços de saneamento no bairro São José. Galego de Lajes (MDB) pediu por mais iluminação e câmeras de segurança na BR-104, em especial nas vilas do 2º Distrito, trecho que é a principal via de acesso ao Polo de Confecções. Nelson Diniz (Cidadania) destacou a indicação que solicita a duplicação da via que liga a Arena Caruaru ao entroncamento do cemitério Parque dos Arcos na Avenida Brasil.

São João de Caruaru

Em sua fala na tribuna, Ranilson Enfermeiro (PSDB) pediu a reunião do prefeito, juntamente com a Fundação de Cultura, com a população e os comerciantes do Alto do Moura. O tema seria a mudança de local do palco onde são realizados os eventos do São João.

Entre os destaques do plenário, os parlamentares celebraram a apresentação do Plano de Cargos e Carreiras dos professores fora do regime de urgência. Perpétua Dantas (PSDB) lamentou o número de 40 feminicídios ocorridos em Pernambuco já em 2023, cobrando por mais campanhas e combate à violência contra a mulher. Val Lima (União) falou sobre a importância da administração pública eficiente.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.