Em sessão ordinária, parlamentares discutem segurança nas escolas e saúde pública

por LaisGuedes — publicado 11/04/2023 22h45, última modificação 03/05/2023 09h56
Colaboradores: Revisão: Risoní Santos

Foto: Vladimir Barreto

A segurança de crianças e adolescentes nas creches e escolas foi uma das pautas da Sessão Ordinária desta terça-feira (11) na Câmara de Vereadores de Caruaru. O debate ocorreu após o ataque em uma creche em Blumenau, onde quatro crianças foram vitimadas na última quarta (5), e a ameaça em um colégio em Manaus.

Os parlamentares lamentaram a situação e sugeriram ideias para reforçar a proteção dos estudantes. Mano do Som (União Brasil) apresentou um anteprojeto de lei que dispõe sobre a criação de uma Política Municipal de Prevenção e Enfrentamento contra Atentados em escolas. Mery da Saúde (PSD) alertou para o perigo das fake news e pediu por mais policiamento nas instituições de ensino. O vereador Cabo Cardoso (PP) fez requerimentos solicitando a criação de uma patrulha escolar municipal e atenção psicológica para os discentes. Fagner Fernandes (PDT) defendeu a instalação de portas detectoras de metais nas escolas.

Autismo

Após a Audiência Pública ocorrida durante a manhã, que discorreu sobre direitos das crianças e adolescentes autistas, os parlamentares repercutiram o tema na tribuna. Jorge Quintino (SD), autor da propositura da audiência, disse que o poder público precisa avançar muito mais no tema da inclusão. Izaac da Saúde (Cidadania), presidente da Comissão de Saúde, falou sobre os serviços da AME Infantojuvenil e a futura ampliação do espaço. Já o vereador Fagner Fernandes cobrou melhoria dos serviços oferecidos pela prefeitura, que têm sido insuficientes para os pacientes. O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), questionou a falta de posicionamento do Executivo na audiência.

O Poder Legislativo aprovou, por unanimidade e em 2ª discussão, o Projeto de Lei nº 8935/2021, de autoria do vereador Lula Tôrres (PSDB). O projeto institui a obrigatoriedade de sessões de cinema especiais destinadas ao público autista.

Saúde

Mauricio Caruaru (Podemos) denunciou a situação do Centro de Oncologia de Caruaru, referência no tratamento de câncer e radioterapia. O vereador relatou que a instituição não está recebendo o repasse das verbas do SUS por parte do Governo Estadual, correndo riscos administrativos e financeiros. Val Lima (União Brasil) tratou sobre a falta de medicamentos distribuídos pelo governo de Pernambuco, em especial para a ictiose, e a falta de transporte para pacientes de hemodiálise.

Na tribuna, a vereadora Perpétua Dantas (PSDB) solicitou que a organização do São João de Caruaru faça atualizações sobre a presença de outras expressões culturais, como o teatro, dança e artes visuais, na programação. Ela também apresentou matérias que tratam da segurança viária em Caruaru. Wagner do Santa Rosa (Republicanos) cobrou a realização de obras nas ruas atingidas pelas chuvas dos últimos dias.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.