Nesta sexta-feira, 31 de outubro, o plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio promoveu uma solenidade que se propôs a valorizar o legado da senhora Reegilda Pereira Simões da Silva, que tem longa trajetória no artesanato e no mundo das letras. Com proposição do vereador Edilson do MST, a sessão reuniu familiares e amigos da homenageada, além de entusiastas do universo cultural de Caruaru.
Nascida em 1929 no Sítio Gongo, município de Quipapá, Regilda aprendeu sozinha a ler e escrever aos 5 anos. Ainda jovem, passou por Pesqueira e Poção até chegar a Caruaru, onde fixou morada a partir de 10 de outubro de 1974, ao lado de seu esposo Pedro Bernardino da Silva. Ingressou na Feira de Artesanato de Caruaru em 1975 e, desde então, contribuiu diretamente com a economia criativa e o fortalecimento do artesanato da Capital do Agreste.
Durante suas considerações, o vereador propositor reverenciou a homenageada, elogiando sua trajetória. “A importância que tem de a gente valorizar e reconhecer as figuras ilustres que temos em nosso município. Então Dona Regilda tem essa simbologia da firmeza da mulher nordestina que transitou por vários municípios e se firmou no Alto do Moura e construiu esse grande patrimônio cultural”, afirmou Edilson.
No momento reservado para discursos em reverência à homenageada, a senhora Terezinha Gonzaga, nora de Dona Regilda, narrou a alegria que é compartilhar desse momento de realização e reconhecimento. “Estou muito feliz de estar hoje aqui, assistindo um momento tão feliz para toda família. Minha sogra com 95 anos está aqui recebendo o título de cidadã, que há 50 anos ela fez de Caruaru seu ninho e hoje passa a ser filha de Caruaru”.
Em seu discurso de agradecimento, a artesã Severina Vilma da Silva expressou a representação e apoio de Regilda para todos os artistas que residem no Alto do Moura: “Sempre me lembro que Regilda significa, lá no Alto do Moura, a nossa matriarca, a nossa anciã, a nossa poetisa, a nossa amiga”.
A poetisa Valéria Sabóia, destacou a importância de Regilda para a literatura caruaruense, e afirmou que com a entrega deste título, Caruaru ganha um presente. “Receber Regilda Simões é enaltecer, é enriquecer a cena literária de Caruaru.”
Giliard Gonzaga, artesão e neto de Regilda, relembrou a trajetória de seu pai, o artesão conhecido como Gonzaga, filho de Dona Regilda, falecido em janeiro de 2024: “Estamos representando o seu filho, que acredito que lá do céu, está muito feliz pelo seu reconhecimento”, disse ele dirigindo-se à avó.
A jornalista Risoni Santos destacou a consonância entre os parlamentares para a aprovação da entrega do título à artesã: “Essa propositura foi aprovada por unanimidade, porque todos sabiam da importância de dar este título de cidadã à nossa querida Regilda”.
Emocionada, em seu discurso, a homenageada demonstrou profunda alegria em tornar-se cidadã caruaruense: “Estão me dando o que eu nunca tive esperança em ganhar, e vocês, de mão aberta me doaram. Para mim, é uma riqueza, é um paraíso”, disse Dona Regilda.
Acompanhe as atividades da Câmara de Caruaru através dos nossos canais de comunicação. Para assistir à íntegra da sessão solene, busque nosso perfil: Poder Legislativo de Caruaru no Youtube.