Em noite solene, sete profissionais vinculados à segurança pública recebem honrarias na CMC
A Casa Jornalista José Carlos Florêncio promoveu mais uma solenidade na noite desta segunda-feira (20), no intuito de prestar homenagem a sete profissionais vinculados à segurança pública de Pernambuco. As proposições do vereador Delegado Lessa reconheceram as contribuições de integrantes da Polícia Civil, IML e OAB, nas pessoas de: Maria das Graças Barros, Pollyana Queiroz, Antônio Carlos Gomes, Francinaldo Alves, Roberto Oliveira, Salustiano Cavalcanti Neto e Severino José.
O ato solene reuniu autoridades, familiares e amigos dos homenageados, numa noite dedicada aos agentes da segurança pública, uma vez que o autor das honrarias tem longa carreira na área e desenvolveu sólido trabalho com cada um dos homenageados.
Também foi destaque na solenidade a presença do senhor Jean Rabelo, filho do Delegado José Carlos Torres Rabelo, profissional da segurança pública que nomeia a medalha concedida a seis dos homenageados da noite. A solene consolidou, ainda, a primeira entrega da honraria desde sua criação, em 11 de junho de 2025, sob proposição do Vereador Lessa.
Ao usar a tribuna, o vereador Delegado Lessa narrou sua trajetória de trabalho, mencionou a experiência vivida com cada um dos agraciados com as honrarias da Casa, assim como demonstrou a contribuição de cada homenageado ao município de Caruaru. “É com muita honra que vejo aqui alguns colegas, alguns amigos, e um profundo sentimento de gratidão que nos reunimos para celebrar e reconhecer a dedicação exemplar de homens e mulheres que em suas distintas atuações contribuem de forma inestimável para a segurança e a justiça em nosso estado, em particular, a nossa querida e amada Caruaru”.
A pioneira comissária da Polícia Civil em Caruaru, a senhora Maria das Graças, narrou orgulhosa a sua história na instituição policial, demonstrando alegria com a homenagem após longos anos de trabalho e dedicação. “Eu amei a minha vida na polícia. Foi meio puxado, fiz até serviço de perito. Quero agradecer muito ao Dr. Erick Lessa por esta homenagem”, narrou.
Em seu momento de fala, a advogada Pollyanna Queiroz, especialista na defesa de agentes de segurança pública, agradeceu a honraria e expressou seu amor e identificação com a área jurídica. “Hoje receber esta medalha, que leva o nome do Desembargador Amaro de Lira e César, uma figura de reconhecida integridade e compromisso com o Direito, renovo o meu propósito de continuar trilhando este caminho com a mesma ética, transparência e dedicação, que sempre nortearam a minha trajetória”, sintetizou.
O delegado aposentado Antônio Carlos usou a tribuna para demonstrar a alegria pelo reconhecimento ao trabalho que desenvolveu na Polícia Civil de PE. “Recebo essa homenagem com muita honra e gratidão. Foram 27 anos de serviço e dedicação à Polícia Civil, dos quais passei 8 anos em Caruaru, marcados por muitos desafios e aprendizados, mas acima de tudo pelo compromisso com a justiça e a sociedade”.
Em seu discurso, o servidor do IML Francinaldo Alves afirmou o compromisso com o serviço público e demonstrou gratidão com a honraria recebida. “Receber essa homenagem, pra mim, é ratificar e perceber que meu caminho está certo, meu prumo está certo. O servir faz parte do nosso papel. É um traço fundamental do servidor público, de servir à população. Servir é isso, ter seus limites, mas sempre que possível, servir”.
O senhor Roberto João de Oliveira, auxiliar perito da Polícia Civil, expressou sua gratidão em receber a honraria e a satisfação pelo trabalho realizado “É um trabalho que sabemos que tem alguém do outro lado precisando, e nós, juntos com as autoridades, somos um degrau para o bem comum”.
O delegado Salustiano Neto relembrou sua trajetória enquanto delegado da Polícia Civil, agradecendo aos seus colegas presentes na cerimônia e declarou sentir falta da cidade em que nasceu “É uma alegria muito grande para mim. Hoje moro em Recife mas vou começar a vir mais vezes à Caruaru para fazer jus à essa honraria”.
Emocionado, o escrivão da Polícia Civil, Severino José da Silva agradeceu aos presentes, e declarou ter sido surpreendido pela notícia da honraria: “Para mim é uma honra muito grande ter nascido e me criado no município de Riacho das Almas, e hoje ser homenageado no município de Caruaru”, declarou o homenageado.
Acompanhe as atividades da Câmara de Caruaru através dos nossos canais de comunicação. Para assistir a íntegra da solenidade, busque nosso canal: Poder Legislativo de Caruaru no Youtube.