Educadores da Escola Mestre Vitalino são homenageados em Sessão Solene

por Dayane Carvalho — publicado 07/10/2023 10h57, última modificação 07/10/2023 10h57
Colaboradores: Louzi Neves
Antônio Oliveira da Silva e Walter Benício da Silva receberam medalha “Professora Sinhazinha” pelo trabalho prestado à educação do município
Educadores da Escola Mestre Vitalino são homenageados em Sessão Solene

Vladimir Barreto

Na noite de sexta-feira (6) a Câmara Municipal de Caruaru realizou a entrega da Medalha de Honra ao Mérito “Professora Sinhazinha” ao coordenador Antônio Oliveira da Silva e ao gestor Walter Benício da Silva, ambos da Escola Municipal Mestre Vitalino. A solenidade seguiu o Decreto Legislativo do vereador Ranilson Enfermeiro (PSDB). Mestres da arte do barro, colegas de trabalho, familiares e amigos estiveram presentes no evento.

Nascido em Caruaru, Antônio Oliveira é formado em Filosofia, Teologia e Gestão Escolar. Atuou em diversos colégios públicos e particulares, da zona urbana e rural do município. Tem 28 anos de trajetória educacional e, atualmente, é coordenador da Escola Mestre Vitalino.

Walter Benício é formado em Filosofia e Letras, e pós graduado em Psicopedagogia Clínica e Insitucional e em Docência do Ensino Superior. Hoje, o educador é gestor da Escola Mestre Vitalino, tendo recebido em 2022 o Prêmio Municipal pelas ações realizadas em prol da alfabetização dos estudantes do ensino fundamental.

O propositor das medalhas, Ranilson Enfermeiro, iniciou os discursos da solenidade pontuando a inestimável contribuições dos professores para a educação das crianças do Alto do Moura. “A presença de figuras importantes do nosso bairro nesta solenidade, como Dona Nicinha, Luiz Antônio, Leonildo Nascimento e Severino Barbosa, só reforça o quanto o gestor e coordenador do colégio são importantes para a educação do bairro”, afirma.

Dona Nicinha usou a tribuna para parabenizar Antônio e Walter, que sempre levam a cultura do barro para dentro da instituição de ensino. “Essa medalha também está sendo entregue para todos os pais e crianças do nosso colégio”, comenta Nicinha.

A fala da mestra do barro foi complementada pela participação dos netos do Mestre Vitalino. O ex-aluno da escola, Clóvis Vitalino, comentou sobre a integração entre comunidade e escola que os profissionais realizam. A aluna Stefani Vitalino agradeceu, em nome de todos os estudantes do colégio, pela dedicação dos professores.

A professora Cacilda Tenório usou seu momento para contar a grandiosa história de Sinhazinha e de quanto é significativo um educador recebê-la. “A honraria serve como injeção de ânimo para esses profissionais”, afirma Cacilda.

Os homenageados agradeceram pela presença de todos e pela sensibilidade do vereador Ranilson em conceder a medalha. O coordenador Antônio mencionou os colégios nos quais participou e citou grandes nomes que já passaram por suas aulas. Em lágrimas, o homenageado entregou a medalha a irmã, como símbolo do seu carinho e admiração. Walter Benício agradeceu o reconhecimento, que, para ele, é fruto de toda uma trajetória voltada à educação.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira  também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.