Direitos dos animais e igualdade de gênero no ambiente legislativo tem destaque na sessão plenária desta quinta-feira (21)

por Herbeton Martins e Lívia Portela — publicado 21/01/2021 19h55, última modificação 22/01/2021 15h11
A reunião contou com a aprovação de 86 proposituras e apresentação de mais 95, sendo requerimentos, indicações, projetos de lei e resolução.

Fotos: Vladimir Barreto

A Câmara de Vereadores de Caruaru realizou nesta quinta-feira (21) mais uma sessão virtual. Foram votadas 86 proposituras, entre indicações, requerimentos e projetos de lei durante a reunião. Além disso, foram apresentadas mais 95 matérias.

O vereador Anderson Correia apresentou Projeto de Lei que pretende proibir o trânsito de veículos de tração e condução animal no município. "Existem diversas cidades no Brasil que restringem esse trabalho. Estive conversando com secretário Diogo Bezerra, no qual falamos que é uma questão de mobilidade. O vereador Fagner Fernandes já solicitou uma audiência pública e, posteriormente, retornaremos esse assunto", reforçou o advogado animalista.

Durante a reunião, o parlamentar Val Lima enfatizou a preocupação com o andamento do novo abatedouro público na cidade, que vem causando transtornos à população daquela localidade. "Solicitei a comissão de obras e a outros colegas que quiserem participar, verificar como está a continuidade das obras", pontuou. Na ocasião, o vereador Bruno Lambreta elucidou o questionamento, justificando a atual situação da obra.

O vereador Jorge Quintino destacou as visitas a diversas secretárias da prefeitura. "Tive a oportunidade de conversar com secretário da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC), com intuito de discutir a educação no trânsito, a mobilidade e meio ambiente", salienta.

A vereadora Aline Nascimento (CIDA) apresentou Projeto de Resolução, que altera o Regimento Interno da casa, a fim de garantir a representação proporcional de cada gênero na composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, assim como na formação das Comissões assegurando, ao menos, uma vaga para cada sexo. "Nas últimas eleições tivemos a conquista histórica das quatro mulheres eleitas na Câmara. Também tenho a honra de ser a vice-presidente da casa. Na história, tivemos, além de nove vereadoras, apenas uma foi presidente da mesa diretora, a Silvia Porto. Acredito que a democracia precisa dessa pluralidade e que tenha vários olhares para que seja efetivada", defendeu a vereadora ao justificar sua propositura.

Ainda durante a sessão virtual, os vereadores Bruno Lambreta, Nelson Diniz e Leonardo Chaves lamentaram a morte do ex-presidente da Associação de Moradores do Bairro João Mota, aos 61 anos, vítima da Covid-19.

Siga acompanhando as sessões da Câmara, que são transmitidas pelo canal 22.2 da sua televisão. Para mais informações sobre o Poder Legislativo de Caruaru, acesse http://sapl.caruaru.pe.leg.br/.

registrado em: ,