Dificuldades de pessoas com autismo e seus familiares são destaques na sessão plenária desta terça-feira (4)

por LaisGuedes — publicado 04/04/2023 20h55, última modificação 03/05/2023 09h58
Colaboradores: Revisão: Risoní Santos

Foto: Vladimir Barreto

As iniciativas e o papel das instituições no apoio às pessoas com autismo e seus familiares foram tema da sessão plenária de terça-feira (4). Abrindo o mês de conscientização sobre o TEA, a Câmara recebeu, a convite do vereador Fagner Fernandes (PDT), Simone Ferreira da Silva, mãe de um garoto com a patologia. Ela falou sobre as dificuldades financeiras e mentais da família nos cuidados com o filho, que tem um grau severo da doença.

Em seu depoimento, Simone detalhou a rotina junto com o marido e o filho. O casal de funcionários públicos recebe salário mínimo e enfrenta diversas contrariedades para manter a família. Além disso, a mãe já passou por situações de desrespeito pela falta de preparo de profissionais em órgãos como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde tentava conseguir um benefício para a criança.

Na tribuna, Fagner Fernandes destacou a reunião que teve junto com Simone e com a Secretaria de Obras para tratar da requalificação das praças e equipamentos públicos, que carecem de equipamentos destinados às pessoas com autismo e outras deficiências. Além disso, o vereador também citou possíveis irregularidades no uso de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que teriam sido empregados na construção da Maternidade de Caruaru.

Jorge Quintino (SD) tratou da educação das crianças com TEA. Segundo ele, as redes públicas e  privadas de ensino de Caruaru não oferecem inclusão, e o Legislativo precisa lutar por isso. O vereador citou o número de 1480 pessoas autistas na cidade e a falta de pessoal qualificado nas escolas. Em um aparte, Leonardo Chaves (PSDB) falou sobre o baixo salário que estes profissionais recebem.

Os parlamentares aprovaram, em 1ª instância, o Projeto de Lei nº 8.935/2023, de autoria do vereador Lula Tôrres (PSDB), que institui a obrigatoriedade de sessões de cinema especiais adptadas para pessoas com TEA. O PL determina que os cinemas reservem pelo menos uma sessão ao mês para as pessoas com autismo e suas famílias, com iluminação reduzida, livre circulação do público e som mais baixo que o volume regular e não deverão exibir trailer no início do filme.

A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) apresentou um voto de aplausos aos funcionários do Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, a Serra dos Cavalos. Ela destacou o trabalho exemplar dos servidores, que conhecem toda a história e lutam pela sua conservação. O guarda Diego Juan Lira de Almeida, que representou a equipe, falou sobre a luta do professor que deu nome ao parque que hoje é uma das áreas de preservação ambiental mais importantes do estado.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.