Dia Municipal da Ordem DeMolay será comemorado em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 19/06/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45

O vereador Demóstenes Veras (PROS), teve aprovado na reunião ordinária, da Câmara Municipal de Caruaru, realizada na última segunda-feira (16), o projeto de lei, que cria no município de Caruaru o Dia Municipal da Ordem DeMolay.

De acordo com o projeto, a data de comemoração para este dia será em 24 de março. “A criação deste projeto tem o objetivo de comemorar – como também lembrar – a importância do DeMolay na cidade, além de se tornar público o conhecimento sobre a cultura e costumes desta sociedade”, afirmou Demóstenes.

A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta, de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. É uma organização neo -templária, fundada nos Estados Unidos em 18 de março de 1919 pelo maçon Frank Sherman Land. É patrocinada e mantida pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que, na maioria dos casos, cede espaço para as reuniões dos capítulos DeMolays e Priorados da Ordem da Cavalaria – denominações das células da organização.

A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314, junto ao Preceptor da Normandia, Geoffroi de Charney, por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolos, etc. Pode-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição do Rei Filipe IV, o Belo, e o Papa Clemente V, pelas posses da Ordem dos Templários, pois, em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

A Ordem Demolay possui cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil.

AI/vereador Demóstenes Veras