Destaques da Tribuna da Câmara de Caruaru desta terça-feira (24)

por Núcleo de Comunicação — publicado 24/09/2019 17h00, última modificação 25/09/2019 11h51
Na 57ª Ordinária desta terça foram analisadas 38 proposituras.
Destaques da Tribuna da Câmara de Caruaru desta terça-feira (24)

Fotos: Vladimir Barreto

Confira os destaques da reunião durante o uso da tribuna:

Na tribuna, o vereador Rozael do Divinópolis (PRTB) foi o primeiro a falar, prestando homenagem a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseccional Caruaru pelos 59 anos de existência e os serviços prestados ao município. Além disso, o parlamentar lembrou que no mesmo dia se comemora o dia do mototáxi, parabenizando todos os mototaxistas de Caruaru.  “É uma profissão sacrificada, uma profissão perigosa e eles estão adquirindo experiência e lutando pelos seus direitos no trabalho. Eu e todos os vereadores temos o direito e dever de estar ao lado desses pais de família que trabalham para colocar o pão em sua mesa sem saber quem transportam todos os dias”, destacou o vereador.

Já o vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB) fez um convite para que todos participem Audiência Pública que será realizada nesta quarta-feira (25), a partir das 9h. O tema será o Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA) e também o Projeto Janelas para o Rio. “Será uma grande oportunidade para criarmos um ambiente de amplo debate nesta Casa para tornar públicas essas ações em benefício da população.”, disse o parlamentar.

Daniel Lula Finizola (PT) usou o tempo na tribuna para cobrar da Prefeita Raquel Lyra 8.000 vagas de creche prometidas durante a campanha eleitoral. De acordo com ele, há uma divergência nas informações sobre as vagas, já que durante uma entrevista o líder do governo, vereador Bruno Lambreta (PDT), teria dito que já foram criadas cerca de 1.500 vagas. Contudo, Daniel afirma que a gestora do município informou durante evento no Recife, que 5.000 vagas já teriam sido entregues. “Qual seria a informação correta? A apresentada pelo líder do governo, ou pela Prefeita da cidade? Quantas mães deixaram de arrumar emprego porque falta vaga na creche? Será que ela vai conseguir finalizar todas as creches até o fim da gestão? As crianças não estão recebendo a devida atenção”, enfatizou o edil.

O decano da Casa, vereador Leonardo Chaves (PDT), falou sobre a importância da presença dos secretários municipais para prestar esclarecimentos ao Legislativo. Ele reforçou a importância do comparecimento da Secretária de Educação Marta Medeiros, para relatar o estado das escolas do município, de acordo com a situação detectada durante visitas do bloco de oposição.

O vereador Bruno Lambreta (PDT) subiu a Tribuna e iniciou sua fala enfatizando o ‘setembro amarelo’, uma campanha de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O edil relembrou a morte do pai e político, Lambreta.  Ele se mostrou bastante engajado nessa causa e feliz com o projeto. “É um tema muito delicado e que precisa cada vez mais de conhecimento, pois não tem gênero nem classe social, pode atingir qualquer um. Nós temos que abraçar essa luta importante”, disse Bruno.

As Sessões Ordinárias podem ser acompanhadas pela página do Facebook da Câmara: PODER LEGISLATIVO DE CARUARU.
registrado em: ,