Destaques da reunião ordinária desta terça (30) na Câmara

por Thayna Leite Estagiária de Jornalismo(com supervisão de Catiane Damas) — publicado 30/04/2019 22h30, última modificação 02/05/2019 11h51
Destaques da reunião ordinária desta terça (30) na Câmara

Fotos: Vladimir Barreto

Melhorias na saúde pública ganha destaque novamente no plenário, durante reunião ordinária desta terça (30), com uma nova visão de continuar a preservação do meio ambiente, disponibilizar mais acesso dos moradores de Lajedo do Cedro ao SUS, com a reativação de um PSF e a iniciativa que pretende conter o tráfico e consumo de drogas em Caruaru.

SOS para o fim da poluição no Rio Ipojuca

Os projetos de leis são essenciais para o desenvolvimento da cidade de Caruaru. Nova iluminação, ruas sem buracos e mais recursos na saúde, são indispensáveis para o bem-estar da população, mas a preocupação com o meio ambiente tem ganhado cada vez mais espaço na Casa Legislativa. Lula Tôrres (PSDB), atual presidente da Câmara municipal de Caruaru, apresentou projetos inovadores, entre eles, o aproveitamento da luz solar nos semáforos e seguindo a mesma linha, solicitou uma audiência pública para o movimento ecológico SOS Rio Ipojuca, a fim conscientizar a população sobre a importância do rio que banha várias cidades, inclusive, Caruaru. Os elevados índices de poluentes oriundos de detritos industriais e domésticos faz com que o rio Ipojuca seja o terceiro rio mais poluído do Brasil. O Movimento Ecológico SOS Rio Ipojuca tem como objetivo principal a elaboração e a realização de projetos voltados à recuperação e proteção do Rio Ipojuca, assim como a atuação - juntamente com o município de Caruaru e o Ministério Público -  na fiscalização e combate à degradação do rio, que um dia serviu de lazer para famílias inteiras e foi cartão-postal da cidade.

Reativação do Posto de Saúde da Família em Lajedo do Cedro pode tornar realidade

Devido ao crescimento populacional em Lajedo do Cedro, zona rural do 4º Distrito de Caruaru, o edil Bruno Lambreta (PDT) solicitou a reativação do Posto de Saúde da Família, considerando a inexistência de oferta desse serviço naquele território.

Para Lambreta, essa é uma maneira de prevenir que os quadros que requerem atendimento sejam agravados, possibilitando o diagnóstico precoce, o tratamento, a reabilitação, e para que possa haver maior atenção dos poderes públicos ao bem-estar das pessoas que vivem naquela região, facilitando o acesso dessas famílias à saúde pública.

Programa que visa o resgate e a prevenção de usuários de drogas é idealizado no parlamento

O Brasil enfrenta um crescimento no uso de drogas que precisa ser controlado, no entanto, os recursos financeiros para a  implementação de uma política de proibição eficiente são altíssimos e, portanto, não pode ser uma prioridade de verbas, visto que o país já precisa lidar com muitos déficits e nem mesmo os países desenvolvidos, apesar de todos os seus recursos, têm sido capazes de fazê-lo.

Contudo, ainda existem formas eficientes de evitar o crescimento do tráfico e consumo de drogas. Preocupado com esses dados alarmantes, o vereador Ricardo Liberato (PDT) delineia a criação do Conselho Municipal antidrogas, o COMAD. O objetivo do conselho é auxiliar e cooperar com as atividades de prevenção, fiscalização e repressão do tráfico e uso de entorpecentes que causam dependências. O conselho se unirá com os órgãos de níveis federais, estadual e municipal para promover campanhas de conscientização e programas que visam resgatar usuários de drogas e evitar que mais pessoas entrem em contato com os esses entorpecentes em Caruaru.