Delegacia com profissionais especializados no atendimento à Criança e ao Adolescente foi tema de Audiência Pública na manhã da segunda-feira (17)

por liviafportela — publicado 18/05/2021 10h32, última modificação 18/05/2021 10h32
Delegacia com profissionais especializados no atendimento à Criança e ao Adolescente foi tema de Audiência Pública na manhã da segunda-feira (17)

Foto: Vladimir Barreto

Audiência Pública Virtual da Câmara Municipal de Caruaru, reuniu profissionais e legisladores que enfatizaram a importância da criação de uma Delegacia de proteção à criança e ao adolescente. A propositura de número 337/2021 é da vereadora Perpétua Dantas (PSDB). Além de enfatizarem a necessidade de um atendimento e acolhimento especializado, que atenda esses jovens de maneira adequada, foi pontuado o atraso e falta de vontade política em torno do projeto. O apoio a essas crianças e adolescentes é precário e muitas vezes tratado com descaso por falta de um equipamento especializado de atendimento, concluíram os participantes da audiência. 

A delegada da Delegacia Especial de Atendimento a Mulher, Silvia Renata e a delegada da Delegacia de Polícia da 89ª Circunscrição de Caruaru, Rita de Cássia reiteraram que é complicado dar conta de todas as demandas das respectivas instituições e acolher de modo adequado a população jovem, tendo em vista a falta de um corpo de profissionais adequado na condução do atendimento. Além disso, a última ainda afirmou que os crimes no âmbito virtual aumentaram de maneira significativa por causa do isolamento social proveniente da pandemia da Covid-19. 

Também esteve presente na audiência a delegada e chefe do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente do Recife, Inalva Regina Cavendish. A delegada se mostrou indignada com o fato da 4ª maior cidade do estado de Pernambuco ainda não ter uma delegacia especializada, ela afirma faltar vontade política, Cavendish enfatizou. “O tema é a possibilidade de implantação, senhores, possibilidade existe para tudo, o que nós precisamos definir aqui é se vai ser possível implantar, possibilidades não, vamos pensar em efetivamente implantar”, disse a delegada. 

A deputada estadual Laura Gomes (PSB), disse que quando ocupou o cargo de vereadora em 2005, a DPCA foi uma de suas primeiras indicações. Além disso, a deputada prometeu todo apoio ao projeto, visto que tem uma proximidade maior com o governo do estado e também falou sobre a necessidade de que as escolas do âmbito público e privado adotem medidas em conjunto com a DPCA para uma maior efetividade.

Também participaram da audiência outras autoridades do poder judiciário e legislativo, além de representantes de conselhos e coletivos ligados ao tema.

Siga acompanhando as atividades da Câmara, que também são transmitidas pelo canal 22.2 da sua televisão e pelo Facebook. Para mais informações sobre, acesse http://sapl.caruaru.pe.leg.br/