Datas comemorativas e isenção do IPTU para portadores de câncer em discussão hoje na Câmara

por Victor Vargas — publicado 10/05/2016 00h00, última modificação 08/11/2018 14h55

Nesta terça-feira (10), às 20h, a Câmara Municipal de Caruaru realiza a sua 25ª reunião da 4ª sessão legislativa. Em votação, sessenta e uma proposituras – dezenove projetos de lei (dezoito já aprovados em 1ª discussão), um projeto de decreto legislativo, quarenta requerimentos e uma indicação. O projeto de decreto legislativo é de autoria do vereador Ricardo Liberato (PDT), que solicita concessão do título de cidadania caruaruense ao comunicador Dilson Oliveira.

Dos projetos de lei, catorze referem-se à nominação de ruas nos bairros Luiz Gonzaga e José Carlos de Oliveira. Destaque para os PLs do vereador Louro do Juá (PMDB), sugerindo a instituição da Semana Municipal de Bandas e Fanfarras, e do vereador Leonardo Chaves (PDT), para a instituição do Dia Municipal do Voluntário e declaração de utilidade pública para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae em Caruaru. Apenas um dos projetos de lei que serão votados hoje é de autoria do Executivo – é o PL nº 7.052/2016, que solicita revogação da Lei nº 2.563, de 05 de novembro de 1979, que doou área para construção da sede da Associação Atlética do Banco do Nordeste, no bairro da Nova Caruaru. O único projeto que entra em primeira discussão hoje é o do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), que sugere a instituição do Dia Municipal do Artesão, a ser comemorado no dia 19 de março.

Dos quarenta e um requerimentos constantes da súmula com a Ordem do Dia vinte são reiterações, como a do vereador Gilberto de Dora (PSDB), que renova pedido para revitalização da Praça Santa Clara, bairro de mesmo nome. Também reiterando requerimentos o vereador Heleno do Inocoop (PRTB), que solicita reserva de espaço para taxistas em frente à casa de shows Palladium, nos dias de espetáculos, isenção do IPTU para portadores de câncer e organização da numeração das casas do Bairro Rendeiras. Ainda em destaque a reiteração do vereador Zé Ailton (PDT) para recuperação da passagem molhada que liga o Sítio Campos ao Alto do Moura; a do vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB) para a realização de audiência pública para discutir os problemas enfrentados pelos vendedores ambulantes; e a do vereador Duda do Vassoural (PSDC) para pavimentação da Estrada da Pitombeira, no Petrópolis.

Dentre os demais requerimentos, destaque para o do vereador Sivaldo Oliveira (PSDC), que solicita manutenção nas placas de sinalização de trânsito na estrada de acesso para Agrestina, no Bairro Santa Rosa, e os do vereador Eduardo Cantarelli (PMDB), que reivindica recuperação da iluminação pública entre o Sesi e a Funase (Vila Andorinha), saneamento e calçamento de diversas ruas do bairro Nova Caruaru e recapeamento do asfalto no Bairro Agamenon Magalhães, às margens da BR-232.

Já o vereador Edjailson da Caru Forró solicita capinação e terraplanagem na Cidade Jardim, nos loteamentos Copacabana, Serranópolis, Cedro, Luiz Mariano, José Liberato, São José I e II, enquanto que o vereador Lula Tôrres (PDT) apela pela presença da Guarda Municipal nas proximidades do Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga, nos dias de grande fluxo, na ciclovia e na ciclofaixa, e o vereador Duda do Vassoural pede construção de praça na Rua Santa Rita de Cássia, (Vila Bonanza, no Santa Rosa), presença da Polícia Militar e guardas de Trânsito na feira do Rosanópolis e água encanada para o açougue público do Parque 18 de Maio.

A súmula com a Ordem do Dia está disponível no Portal da Câmara.

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara