Cultura Nordestina é apontada na Câmara como riqueza ímpar de seu Povo
Falas carregadas de reconhecimento e menções honrosas a arte pernambucana marcam o uso da tribuna pelos vereadores de Caruaru em sessão ordinária desta terça (5) em alusão ao Dia Nacional da Cultura, ocasião em que também debatem educação e infraestrutura do município.
“Eu estou usando a tribuna hoje para falar do Dia da Cultura não como um movimento intelectual de uma nação, mas como um movimento que extrai a história do seu povo e explana essa história para as futuras gerações”, enaltece Lula Tôrres (PSDB), a destacar a importância da riqueza cultural nordestina e o seu impacto na formação da identidade de um povo que costuma retratar a sua devoção e jeito de viver em suas músicas e teatro. Ainda durante seu discurso, Lula elogia o trabalho do presidente da Fundação de Cultura, Herlon Cavalcanti e, parabenizando todos os envolvidos na preservação da cultura local como forma de resistência e sobrevivência, defende a valorização contínua das nossas manifestações artísticas.
A vereadora Perpétua Dantas (Avante) destacou a relevância de Caruaru como polo cultural e os inúmeros projetos aprovados na Casa que sempre buscam a valorização dos artistas locais, relembrando a Semana Municipal de Cultura instituída por projeto do Poder Legislativo e manifestando apoio à candidatura de Leonora Moreno ao título de Patrimônio Vivo de Caruaru. A parlamentar também destaca que, além do Dia Nacional da Cultura e Ciências, o nove de Novembro celebra ainda o Dia Nacional da Língua Portuguesa, momento em que apresentou o projeto de lei para nomear a nova Escola de Tempo Integral do Alto do Moura em homenagem ao poeta e educador Lídio Cavalcanti, ressaltando sua contribuição para a educação e cultura da cidade.
Encerrando os debates na tribuna dessa 65ª reunião, Leonardo Chaves (PSDB)solicitou à prefeitura um convênio com a comunidade Hare Krishna, que construiu uma quadra poliesportiva para uso comunitário e escolar. O pedido foi para que a prefeitura arrumasse a estrada que dá acesso ao local e fizesse a manutenção da quadra. Além disso, Leonardo propôs a construção de uma nova unidade do CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) para atender bairros carentes da região, como São Francisco e Petrópolis, sugerindo a desapropriação do antigo prédio da Secretaria de Saúde para abrigar o novo centro educacional.
Acompanhe as atividades da Casa pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.