Criação do Cartão SUS Animal e a criação do Museu do Forró são temas da sessão desta terça-feira (20)

por liviafportela — publicado 22/04/2021 08h55, última modificação 22/04/2021 14h38
Colaboradores: Heberton Martins

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara de Vereadores de Caruaru realizou, na tarde desta terça-feira (13), mais uma sessão plenária virtual. Foram votadas 38 proposituras, entre indicações, requerimentos e projetos de lei. Além disso, também foram apresentadas 73 proposituras.

Anderson Correia (PP) apresentou um requerimento para a criação do Cartão SUS Animal, a fim de desburocratizar o acesso a serviços veterinários gratuitos na AME Animal e nas clínicas conveniadas do município. “Com a criação do Cartão SUS Animal, a prefeitura poderá realizar também o cadastro destas ONG’s e protetores, estabelecendo validade para atualização dos dados daqueles que forem beneficiados pela criação do programa. É uma importante medida de recenseamento e controle da assistência prestada pelo governo municipal com intuito de alcançar maior número de animais”, justificou.

Mano do Som (DEM) comentou que se estude a criação do Museu do Forró na cidade. “Já temos homenagens a artistas paraibanos como Elba Ramalho e Luiz Gonzaga, considerado grande precursor do gênero. Porém, o museu do Forró vai contar a história do forró de forma mais abrangente, levando em consideração a cultura local de Caruaru", explicou.

Ele também expôs o anteprojeto de lei para dispor sobre ações sócio educativas nas escolas municipais, visando a prevenção de qualquer tipo de violência contra a mulher.

Fagner Fernandes (PDT) discorreu sobre dois projetos de lei de sua autoria. O primeiro, pede a instituição da criação da cartilha da mulher gestante. “O objetivo é auxiliar a gestante e sua família, bem como divulgar e informar questões pertinentes ao período gravídico puerperal”, explanou. O segundo, cita a semana de conscientização “Diga não à venda de animais”.

Por último, o edil solicitou a fiscalização nas casas de ração, estabelecimentos de produtos agropecuários e todos aqueles que comercializam produtos para animais, com o objetivo de assegurar a não comercialização do veneno conhecido como chumbinho.

registrado em: ,