Criação de vagas para professores é aprovada em Plenário

por Comunicação — publicado 14/06/2022 23h24, última modificação 14/06/2022 23h24
Criação de vagas para professores é aprovada em Plenário

Foto: Vladimir Barreto

Os vereadores e vereadoras aprovaram, em Reunião Plenária na terça-feira (14), o Projeto de Lei nº 9343/2022 que dispõe sobre a criação de cargos para a rede municipal de ensino e dá outras providências. São criadas 300 vagas a serem preenchidas em concurso público. O objetivo é alavancar o aprendizado dos estudantes e promover o desenvolvimento intelectual bem como a formação da cidadania dos jovens de Caruaru. Jorge Quintino (SOLIDARIEDADE), que já havia destacado o assunto em outra reunião, concordou com o projeto e celebrou a conquista. "É uma vitória histórica, depois de muitas lutas e negociações. Após 16 anos sem concurso para professores, agora temos 300 vagas criadas, o que será um avanço para a educação em Caruaru", comentou.

Na tribuna, Leonardo Chaves (PSDB) comentou sobre a visita feita à Escola Municipal São Luiz Gonzaga, em Malhada de Pedra. Constatou as péssimas condições das obras de requalificação no local e denunciou rachaduras na quadra poliesportiva, problemas de infiltração de água da chuva nas salas de aula e atraso na construção das pontes de acesso ao distrito. Cabo Cardoso (PP) parabenizou os serviços prestados pela Polícia Militar de Pernambuco e lembrou o caso de prisão em flagrante durante a "Caminhada do Cuscuz", bem como o salvamento de uma criança engasgada. "Ser policial é mais do que uma  profissão, é um sacerdócio, pois arrisca a própria vida e se doa todo dia para manter a sociedade segura", disse o parlamentar.

Em seu discurso, Anderson Correia (PP) cobrou melhorias de infraestrutura e saneamento para o Bairro Luiz Gonzaga. Ainda comentou sobre a dificuldade de acesso e de mobilidade no Alto do Moura, principalmente nesse momento de festas juninas. "É preciso dar qualidade ao turista, ao morador do Bairro, para que possam aproveitar a festividade com conforto e segurança", disse. O presidente Bruno Lambreta (PSDB) comentou a necessidade de ajustes emergenciais e paliativos para o São João no Alto do Moura e de que o planejamento para os próximos anos inclua soluções definitivas para os problemas atuais.

A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) repercutiu o desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira no Vale do Javari, no Estado do Amazonas. Alegou que o Brasil é o 3º maior país em violência contra ambientalistas e defensores dos direitos humanos. Com uma nota de repúdio, mostrou indignação com as falas de um podcast contra Maria da Penha e do caso de crime de estupro feito por um motorista de aplicativo. Kátia da Rendeiras (REPUBLICANOS) falou sobre seus requerimentos de recapeamento asfáltico e terraplanagem em ruas do Bairro Rendeiras.

Na ordem do dia, os parlamentares votaram ainda 06 projetos de lei, como o PL nº 9341/2022, que doa terreno para construção de uma  unidade do Colégio da Polícia Militar e outros 84 requerimentos e indicações aos órgãos públicos competentes.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).